Resistores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (589 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO TEÓRICA

O resistor é um dispositivo físico cuja finalidade é limitar a corrente elétrica num circuito, estabelecendo uma relação bem definida entre a tensão existente nosseus terminais e a corrente elétrica que o atravessa. Esta limitação, bem como a relação mencionada, dependem do valor do resistor, que por sua vez depende da aplicação que se deseja ao circuito.Para identificação do valor nominal de resistência, é utilizado mundialmente um Código de Cores padrão, que indica o seu valor e a tolerância de fabricação, conforme a tabela abaixo:Já a medição, nos permitirá confrontar o valor informado no corpo do componente, através do código de cores,com o valor real obtido no instrumento, dando condições de concluir o estado do resistor, bem como assegurar se o valor obtido está dentro da faixa de tolerância informada pelo fabricante.

1.1OBJETIVOS


Familiarização com instrumentos de medida e material de laboratório;
Conhecer o código de cores para resistores;


2 MATERIAL UTILIZADO

Multímetro Digital
10Resistores de valores diversos


3 DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA

Recebemos 10 resistores de valores diversos, sendo um deles resistor de precisão (5 faixas de cores). O primeiro passo foiidentificar e anotar o valor nominal de cada um deles, usando-se para isso da tabela de código de cores. Em seguida, todos foram medidos para obtenção do valor real. Para esse procedimento foi usado ummultímetro digital, que devido as suas características, dispensa a necessidade de zeramento antes da medição.
De posse dos valores nominal e medido, usando-se a fórmula abaixo,foi possível obter o valor do desvio em relação ao valor nominal. Para que o resistor atenda as especificações esse valor de desvio deve estar dentro da tolerância informada pelo fabricante....
tracking img