Resistores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (392 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de fevereiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Associação de Resistores

Em nosso dia-a-dia utilizamos vários aparelhos elétricos onde são empregados circuitos com dois ou mais resistores. Em muitos destes circuitos, um único resistor deve serpercorrido por uma corrente elétrica maior que a suportada, e nestes casos utiliza-se uma associação de resistores. Em outras aplicações vários resistores são ligados um em seguida do outro paraobter o circuito desejado, como é o caso das lâmpadas decorativas de natal.
Os resistores podem ser associados basicamente de três maneira diferentes: Associação em série, associação emparalelo e associação mista.
Para efeito de cálculos, em muitos casos será necessário descobrir como a série de resistores se comporta como um todo. Nestes casos utilizamos o conceito deresistor equivalente. Que é um resistor que tem as mesmas propriedades da associação, ou seja, uma resistência que seja a mesma do conjunto, esta resistência é chamada resistência equivalente.Associação em série:

Na associação em série todos os resistores são percorridos pela mesma corrente elétrica. Os resistores são ligados um em seguida do outro, existindo apenas um caminho para acorrente elétrica. Observe a figura abaixo:

A ddp (diferença de potencial) de uma associação de resistores em série é a soma das ddps em cada um dos resistores associados.
O valor da resistênciaequivalente é dado pela soma das resistências dos resistores que constituem a série.

Associação em paralelo:

A associação de resistores em paralelo é um conjunto de resistores ligadosde maneira a todos receberem a mesma diferença de potencial (ddp). Nesta associação existem dois ou mais caminhos para a corrente elétrica, e desta maneira, os resistores não são percorridos pelacorrente elétrica total do circuito. Observe a figura.

A corrente, em uma associação de resistores em paralelo, é a soma das correntes nos resistores associados.
Na associação em paralelo, o...
tracking img