Segundo o artigo “ Resiliencia, inclusao social e docencia: uma pista para construir fortalezas quando tudo parece o caos” de Carmen Campoy Scriptori ,o fato de uma pessoa não ter tido um estudo nãosignifica que se tornará criminosa pois muitos que tem escolarização sentem-se exclusos da sociedade, uma vez que a educação não lhe proporciona oportunidade social de desenvolvimento.
Com a faltade perspectiva de uma melhoria social para o sujeito e para a sua família, Ninguém nega que a falta de perspectiva para o sujeito e para a sua família leva a desigualdade social tendo assim umacontante relação com a criminalidade.
Desta forma, a educaçao pode ser um componente estratégico no combate à exclusão, à pobreza e à desigualdade social, mas não pode ser qualquer educação e sim, umaeducação inclusiva que contribua para que o ser humano desenvolva competências e habilidades possibilitando a ter dominio sobre sua própria realidade.
Sendo assim,o tema se refere não só a questõesde etnia, gênero, classe social ou necessidades especiais, mas também às crianças econômica e portadores de inadaptáveis. Porem, a escola tem que prezar os princípios democráticos tratando de garantirao indivíduo que esteja livre para se organizar e tomar decisões em nível social, político e pessoal
Neste sentido, a missão da escola é assegurar a cada criança e a cada adolescente aoportunidade de realizar e concretizar todas as suas possibilidades como ser humano, contudo é necessário um referencial teórico que oriente o caminho a ser seguido para se chegar aonde se quer ,sendofundamental para a ação pedagógica.
A Psicologia pode nos fornecer o estudo da resiliência.enquanto ciência.obtendo como definição a capacidade que os seres humanos têm de superar e sair fortalecidos quandosubmetidos aos efeitos de uma situação de extrema adversidade. Trata-se de um processo adaptativo que implica em continuar a se desenvolver bem, apesar da adversidade, do trauma, da tragédia, das... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 10). Resiliencia, inclusao social e docencia: uma pista para construir fortalezas quando tudo parece o caos” de carmen campoy scriptori. TrabalhosFeitos.com. Retirado 10, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resiliencia-Inclusao-Social-e-Docencia-Uma/439781.html

MLA

"Resiliencia, inclusao social e docencia: uma pista para construir fortalezas quando tudo parece o caos” de carmen campoy scriptori" TrabalhosFeitos.com. 10 2012. 2012. 10 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resiliencia-Inclusao-Social-e-Docencia-Uma/439781.html>.

MLA 7

"Resiliencia, inclusao social e docencia: uma pista para construir fortalezas quando tudo parece o caos” de carmen campoy scriptori." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 10 2012. Web. 10 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resiliencia-Inclusao-Social-e-Docencia-Uma/439781.html>.

CHICAGO

"Resiliencia, inclusao social e docencia: uma pista para construir fortalezas quando tudo parece o caos” de carmen campoy scriptori." TrabalhosFeitos.com. 10, 2012. Acessado 10, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resiliencia-Inclusao-Social-e-Docencia-Uma/439781.html.