Nazi-fascismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (842 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Nazi-fascismo

A situação crítica que se encontrava a Europa após a guerra concorreu para o surgimento de ideologias políticas totalitárias que se apresentavam como solução para todos os males.Crescia, portanto, uma terceira via, além da democracia liberal e do socialismo. O fascismo e sua versão alemã "o nazismo" são as maiores expressões deste quadro. Nos países em que o totalitarismotriunfou, sobretudo na Itália e na Alemanha, ocorrem situações parecidas: um regime democrático frágil, polarização entre a esquerda (comunistas e anarquistas) e a direita nacionalista, crise econômica e,por fim, a figura de um líder incorporando os símbolos nacionais.
Argumenta-se que o regime totalitário é uma resposta aos momentos de crise. No contexto histórico específico do fascismo,acrescenta-se o avanço das idéias socialistas como um fator explicativo importante. Esta idéia é defendida pelo historiador marxista Eric Hobsbawm. Ainda neste aspecto econômico, diz-se que o fascismo surge comosolução para os conflitos entre capital e trabalho. A burguesia, temerosa de perder o seu poderio neste conflito, alia-se então aos regimes totalitários de direita.
No caso italiano, a frustração emnão conquistar alguns territórios desejados, somado às perdas obtidas durante a guerra criaram um ambiente fértil para a ascensão do regime de Mussolini. O nacionalismo era instigado. Greves erebeliões em toda a parte demonstravam a situação social do país. O governo democrático não possuía autoridade suficiente para acalmar os ânimos. A burguesia então, receosa com o clima revolucionário, acabouapoiando aqueles que representavam uma opção política com a força e a capacidade necessária para controlar esta situação "os fascistas".
Depois de tentativas frustradas de tentar chegar ao poder porvias legais, em 1919, Mussolini percebeu que outra via era possível, e assim o fez. Com o agravamento da situação no país, mais grupos demonstravam apoio ao fascismo. Em 1922, Mussolini chegava ao...
tracking img