Resgate historico da politica da saude e a construção do arcabouço legal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (801 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A literatura e cinema não são tão distantes — disse o pesquisador e professor do departamento de espanhol e português da University of California (UCLA), Randal Johnson. Convidado pelo Programa dePós-graduação da Escola de Comunicação (ECO-Pós) da UFRJ em parceria com o Globo Universidade para ministrar uma disciplina compactada sobre Cinema, Literatura e TV que ocorre entre os dias 18 e 22 destemês, o pesquisador também dará a aula inaugural do programa na tarde do próximo dia 20, quarta-feira.
Johnson apontou durante sua primeira aula que as relações entre cinema e literatura não selimitam às adaptações do texto escrito para a tela, apontando três outros importantes pontos de encontro. O primeiro seria os filmes feitos sobre escritores, como O Homem do Pau Brasil, comédia fantásticade 1982, sobre o escritor brasileiro Oswald de Andrade, dirigida por Joaquim Pedro de Andrade. Outro seria o uso estrutural ou incorporação de textos literários no discurso cinematográfico, comoocorre em Os incofidentes, uma co-produção brasileira e italiana de 1972, também dirigida por Joaquim Pedro de Andrade, que conta a história da Incofidência Mineira baseada nos livros O romanceiro daInconfidência, de Cecília Meireles, e Autos da devassa, de Tomás Antonio Gonzaga, Cláudio Manuel da Costa e Alvarenga Peixoto. E por final o encontro da literatura e do cinema poderia se dar através dereferências como alusões literárias nos diálogos e citações implícitas ou explícitas, visuais, orais ou escritas diretamente na tela. Este último recurso é utilizado no filme Bicho de sete cabeças, deLaís Bodanzky, no qual há uma cena em que versos do poema O Buraco no Espelho, de Arnaldo Antunes, aparecem escritos na parede filmada enquanto ouve-se a voz do próprio autor musicando seu escrito.
—Essses casos representam um campo de estudo aberto entre literatura e cinema sem enfatizar as adaptações — comentou Johnson completando que os estudos acadêmcicos destas relações são muito recentes...
tracking img