Resgatando o verde do planeta

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1080 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESGATANDO O VERDE DO PLANETA


Nome da Escola Municipal Professor Doriol Beato
Diretor(a) ou Responsável pela escola Terezinha Maria Barbosa de Assis
Título do Projeto Resgatando o verde do planeta
Responsável pelo Projeto Lílian de Fátima Roque
Função que desempenha Professora

1.1 – DO PROPONENTE

Rua Senador Milton Campos
No 610
Bairro AngélicaCEP 36.400.00
Telefone (31)3769-2587
E-mail emdoriolbeato@yahoo.com.br
Data de Fundação Lei nº2.914/90,de 27 de dezembro de 1990
Número total de alunos
Número de crianças do ensino fundamental 1º ao 5º ano
Número de professores do ensino fundamental 1º ao 5º ano 33 professores


Recursos disponíveis: x0 biblioteca 0 videoteca x 0 sala informatizada x 0laboratório de

ciências 0 sala de artes x 0 quadra poliesportiva 0 horta 0 outros

Descrição do espaço físico externo da escola (características do entorno, como condições gerais de saneamento e existência de ambientes naturais, como áreas verdes e rios):

Área ampla, espaços com área arborizada e gramada dentro da escola. São 29 salas de aula divididas em dois andares,mais biblioteca, sala dos professores, quadra esportiva, pátio coberto, sala de direção e coordenação,secretaria,sala de informática e auditório amplo.

Projetos de Educação Ambiental já desenvolvidos:
Meio Ambiente e Cidadania.
Obs:Em cada projeto desenvolvido pela escola há uma preocupação de ressaltar a importância do convívio social,ao problemas sociais e a relação família escola.2.1 - APRESENTAÇÃO
A Escola Municipal ‘’Professor Doriol Beato’’em sua metodologia tem a preocupação de contemplar questões relacionadas ao meio em que o aluno está inserido de forma participativa sendo capaz de estabelecer relações, interagir, transformar, reelaborar e agir no meio em que vive e em outras realidades. Destacam-se as relacionadas com o caráter e dignidade, a importância daescola na formação do cidadão, sem esquecer, nunca, que o sustento vem da terra. A Educação Ambiental é muito mais do que conscientizar sobre o lixo, reciclagem e datas comemorativas, é trabalhar situações que possibilitem a comunidade escolar pensar propostas de intervenção na realidade que os cerca. Ela será o elo entre todas as disciplinas e preencherá uma lacuna na área da educação, que é avalorização da vida e, portanto, do meio ambiente. Muitas situações estão distantes fisicamente mas que influenciam na manutenção dos seres vivos. Por isso, a importância de pequenos atos em nossas casas e escolas

2.2 – JUSTIFICATIVA

Cuidar do meio ambiente é responsabilidade de todos e a escola é um local favorável ao processo holístico na educação ambiental. Sabendo que as escolas são grandesgeradoras de resíduos sólidos, é importante que trabalhemos no sentido de envolver nossos alunos e educadores para que essa situação seja modificada, formando novos hábitos. Geralmente, a criança desenvolve com mais sensibilidade o gosto e o amor pela natureza, já no adulto , muitas vezes, é preciso desenvolver o respeito. Não é por falta de conhecimento que o meio ambiente é destruído, mas devidoao estágio de desenvolvimento existente nas relações sociais de nossa espécie. Os donos da terra, os índios, não tinham direitos, pois não eram considerados cidadãos brasileiros. Assim sendo, não tinham como reclamar ou exigir respeito ao ambiente. Ao desmatar, queimar, poluir, utilizar ou desperdiçar recursos naturais ou energéticos, cada ser humano está reproduzindo o que aprendeu ao longo dahistória e a cultura do seu povo. Portanto, este não é um ato isolado de um ou outro indivíduo, mas reflete as relações sociais e tecnológicas de sua sociedade da qual está inserido.
2.3 – PÚBLICO-ALVO
Alunos , professores,pais e a comunidade

2.4 – OBJETIVOS – GERAL E ESPECÍFICOS
Objetivo Geral
Estimular a mudança da prática de atitudes e a formação de novos hábitos com relação a...
tracking img