Reservas energeticas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (295 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Reservas energéticas
O Brasil de maneira natural possui fontes de energia numerosamente aceitável, demonstradas através de relatos oficiais de reservas de energia primárias nãorenovável medidas em milhões de toneladas de óleo equivalente: carvão 3.944, petróleo 1.500, urânio 1.236 e gás natural 244. Comercial representa 236 milhões de toneladas equivalentes depetróleo por ano, no momento o consumo total de fontes primárias era de 201 milhões de tep em 203, existindo 41% de origem renovável (hidroeletricidade 14%, bagaço de cana 12%, lenha e resíduosde biomassa 13% e outros 2%). Não considerando a hidroeletricidade e fontes de energias novas e renováveis (PHC, Eólicas, Solar, Biomassa, etc.).
Avante dos sete bilhões de tep cogitadoscomo reservas existe incerteza sobre o uso de parte delas. Por isso aplicação da hidroeletricidade não supera 70% das reservas em nenhum país do mundo, expressando que há barreiras,outras econômicas, que limitam a exploração total das reservas. O uso para o carvão e o urânio é moderado atualmente. Aproveitamento máximo de 50% da reserva desses dois insumos e 70% para areserva de petróleo e de gás natural prevê que essas reservas de energia não renovável serão reduzidas suficientes aos dezenove anos. O potencial hidrelétrico, fontes novas e renováveisdariam uns trinta e dois anos mantendo o consumo atual. Realidade haverá aumento de consumo, reduzindo a vida das reservas e aumento de preço incorporando parte dos recursos ainda nãoeconômicos na reserva futura.
O Brasil em recursos hidrelétricos está comparativamente melhor. O potencial técnico estima-se 260 giga watts, per capita equivale 6,7megawatts-horas/ano/habitante, superando a média anual de 2,4 megawatts-hora/ano/habitante. Já com 1/3 do potencial construído. Brasil esta ranking mundial sendo o segundo maior produtor de hidroeletricidade.
tracking img