Apostila abrasivos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4417 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Noções básicas sobre acidente do trabalho
Acidente: é todo acontecimento inesperado, geralmente infeliz, que ocorre modificando o andamento normal de qualquer atividade, podendo causar ferimentos, prejuízos materiais ou apenas aumentar o tempo que normalmente se gastaria para a realização de uma atividade. O mesmo pode ocorrer em qualquer lugar: na rua, em casa, na escola ou no trabalho.Acidente do trabalho: é todo acidente que ocorre no local de trabalho, ou mesmo quando se realiza um serviço para a empresa a qual está empregado fora do local de trabalho.

Causas: Os acidentes acontecem por inúmeros motivos, destacando-se a distração (figura1) e o excesso de autoconfiança (figura2) em função do tempo de experiência em determinado serviço erroneamente executado em se tratando desegurança.
Também podem ocorrer por outros motivos:
* Falta de treinamento;
* Utilização de ferramentas inadequadas;
* Brincadeiras em serviço;
* Figura 1- Distração
Etc.

Principais causas
Basicamente resume-se em duas:
Ato inseguro: Nessa situação o homem é exclusivamente o agente provocador do acidente, em decorrência de uma não observância a uma norma de segurança. Ex:Não utilizar os óculos de proteção durante o esmerilhamento.
Figura 2 - Autoconfiança
Condição insegura: Representada pelas condições do trabalho. Inerente ao ambiente, maquinário, equipamento e etc. Ex: Esmerilhamento em espaços confinados.

Doenças profissionais: são aquelas, que o trabalhador adquire, em função do tipo de trabalho ou do local onde executa sua função. Ex: Trabalhosrealizados em locais com elevados níveis de ruído, em alguns anos, caso não seja empregada as medidas adequadas, provocará a surdez dos trabalhadores.
Conseqüências do acidente para a família do acidentado: embora tanto o acidentado, quanto a sua família estejam cobertos por uma legislação previdenciária, nada poderá repor uma vida perdida. A amputação de um membro, a perda auditiva ou mesmo a visão deum trabalhador são exemplos de lesões menos graves que a morte, mas que levam a sua família a situações de desespero e desamparo.
Se você tem duvidas pergunte. Mas se você conhece bem........Oriente!
Evite acidentes!
Portanto,





Características dos riscos para esmerilhadores

Descrição básica da função:
* Serviços de esmerilhamento em aço ou outros metais;
* Remoção derebarbas, cordão de soldas, saliências em estruturas e etc.

Exigências para o desempenho da função (esmerilhador)
* Atenção: Característica exigida a todos os funcionários, de modo a desenvolver sua atividade laboral e manusear os equipamentos necessários para o desempenho da função de forma correta.
* Conhecimento básico: Possuir um breve conhecimento a respeito das máquinas e/ouequipamentos a serem utilizados e da própria operação a ser executada.
* Acuidade visual para perto: Deve o esmerilhador estar isento de restrições e dificuldades para focar os materiais que se encontram próximos de sua área de atuação.

Posicionamento de trabalho e esforço físico
* Esforço físico: Contínuo, em função do manuseio e suporte do esmeril ou retifica, durante toda a jornada detrabalho.
*
Posicionamento: Na maior parte do tempo, o esmerilhador desenvolve sua atividade na posição encurvada, flexionando os membros inferiores (pernas), variando também entre as posições: sentado, de pé (costas reta), agachado, dentre outras.

Agentes ambientais caracteristicamente atuantes sobre a atividade de esmerilhamento

* Agentes físicos:
1. Temperatura excessiva (calor):Além da exaustão, câimbras e desidratação, o calor excessivo também pode promover a desatenção dos trabalhadores.

2. Ruído: Agente mais comumente encontrado e facilmente perceptível, oriundo da própria atividade e/ ou do ambiente de trabalho. Seus efeitos afetam a saúde, o bem estar e principalmente a própria audição dos trabalhadores.

3. Vibração: A vibração é o resultado das...
tracking img