Resenhas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1888 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
DOCENTE:CLOVIS VARGAS
DICENTE:ELENICE GEORGEASANTOS DA COSTA
ECONOMIA E MERCADO
DESCRIÇÃO:PESQUISA SOBRE CRISE ECONOMICA

Definições da economia
Discussões influentes nos primórdio da economia política estavam relacionadas com a riqueza amplamente definida, como na obra de David Hume e Adam Smith. Hume argumentava que ouro adicional sem incremento da produção só servia para aumentar ospreços. Smith também descreveu a riqueza real não em termos de ouro e prata como anteriormente, mas como a "produção anual do trabalho e da terra da sociedade.
John Stuart Mill definiu a economia como "a ciência prática de produção e distribuição de riqueza"; esta foi a definição adotada pelo Concise Oxford English Dictionary apesar de não incluir o papel vital do consumo. Para Mill, a riqueza édefinida como o estoque de coisas úteis.
Definições da disciplina em termos de riqueza enfatizam a produção e o consumo. Essa definição foi acusada pelos críticos por ser estreita demais, colocando a riqueza à frente do homem. Por exemplo, John Ruskin chamou a economia política de "a ciência de ficar rico" and a "bastard science."
Definições mais amplas se desenvolveram para incluir o estudo dohomem, da atividade humana e do seu bem-estar. Alfred Marshall, no seu livro Principles of Economics, escreveu, "A Economia Política ou Economia é um estudo da humanidade nos negócios da vida cotidiana; ela examina essa parte do indivíduo e da ação social que é mais fortemente ligada ao uso dos requisitos materiais para o bem-estar.

Crise econômica de 1929
O maior período de crise econômica de 1929 e 1933. Atingiu, em primeiro lugar, a economia norte-americana, espalhando-se em seguida para a Europa e, a seguir, para todos os continentes.
Em 1929 vivia-se um momento de euforia, de intensa especulação na Bolsa de Valores dos Estados Unidos. Os valores das ações estavam em níveis elevadíssimos, fora da realidade.
De repente, em 24 de outubro, 70 milhões de títulos foram jogados nomercado - mas não encontraram quem os comprasse. Sem demanda pelos papéis, os preços das ações e dos títulos despencaram, gerando uma onda de desconfiança irracional. O dia passou à história como "Quinta-Feira Negra". 
A desconfiança contaminou outras áreas da economia, inclusive o setor produtivo. Os bancos congelaram os empréstimos, as fábricas começaram a parar, a demanda se retraiu, os lucrosdespencaram.
Como uma bola de neve, as falências se sucederam e milhões de trabalhadores perderam o emprego. 
Quando a crise atingiu proporções internacionais, o comércio mundial ficou reduzido a um terço do que era antes de 1929. 
Tentando proteger suas economias, os países aumentaram as taxas alfandegárias, o que reduziu ainda mais o comércio internacional.
Coube aos Estados instituirmecanismos para controlar a crise e reativar a produção.
Crise da Economia de 2008

Toda a Crise econômica   teve seu inicio no setor imobiliário, quando o credito em excesso e os juros baixos levaram a uma valorização dos imóveis, o que estimulou a compra e principalmente o financiamento, fazendo com que a aquisição da casa própria fosse realizada. Para que os compradores pudessem realizar essefinanciamento, os bancos ofereciam recursos financeiros vinculados às hipotecas, até mesmo as subprimes (empréstimos de alto risco).
Em 2005, a taxa de juros aumentou no intuito de reduzir a inflação, o preço dos imóveis caiu, de forma a impedir   o refinanciamento para os clientes subprimes, que se tornaram inadimplentes em massa, negociar era impossível, o que desencadeou um efeito dominó,fazendo balançar o sistema bancário internacional.
  Consequentemente, o problema cresceu, tendo seu pior momento em setembro de 2008, quando os prejuízos das instituições bancárias chegaram a milhões de dólares e algumas decretaram falência. 
Para evitar maiores prejuízos, bancos em melhores condições compraram aqueles que estavam com problemas, e o governo americano começou a injetar dinheiro...
tracking img