Resenhas o processo do conhecimento e primeiras reflexões sobre a sociedade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (768 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
História das idéias sociais
Primeiras reflexões sobre a sociedade – Kurt Schilling

O texto reflete sobre a origem de todas as coisas, as metamorfoses da primeira existência, nascimento emorte, a ordem do universo, e destaca a característica da primeira filosofia – as hierarquias.
O primeiro tema de reflexão dos filósofos era a natureza em seu todo, a Physis ou cosmos. Heráclito diziaque todas as leis humanas nutrem-se da única lei divina e que essa lei consiste em uma ordem da natureza (cosmos).
A subjetividade do homem, nos chamados “sofistas”, surge quando esgotam aspossibilidades desse primeiro período do pensamento pré-socrático, surgindo mais tarde o iluminismo e o humanismo. Para Protágoras, o homem é a medida de todas as coisas, ser e não ser. A reflexão dohomem sobre si mesmo começa pelo conhecimento do que ele era até então (o incerto). Suas comunidades começam a se desagregar por motivos de força e poder, com o surgimento do fogo.
As comunidadeshumanas passam a estudar a hierarquia espiritual, passam a julgar, discutir o justo e o injusto e começam a criar leis para a humanidade. Os homens foram criados por deuses a partir da terra e fogo, eforam dotados de certas qualidades por Prometeu e Epimeteu. Ele também observou que a humildade e o respeito são sentimentos que o homem deve desenvolver sob pena de ver a sociedade perder sua coesão.A habilidade que permite dominar a natureza e o próximo tem o fundamento na liberdade da polis. A justiça e o respeito tornaram-se para o tirano o atalho para conquistar consciente epremeditamente as multidões. O ideal tirânico decorre da decadência da comunidade totalitária e de sua transformação em indivíduos isolados. Essa disputa mais tarde é a luta pela posse de bens terrestres. Oindividualismo e a tirania andam juntos e o que é falso cai por si mesmo em contradição.
O objetivo prático de melhorar as condições de vida deve ser atingido pelo conhecimento de sua essência real....
tracking img