Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (302 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O texto tem como base descreve as principais características da ocorrência de chuva torrencial que provocou uma série de escorregamentos de grande porte, em especial fluxos de detritos, entre osmunicípios de São Vendelino e Nova Milano (RS) e suas relações com a geomorfologia das encostas locais, essa chuva foi provocada devido a uma nuvem gigantesca que teve condições favoráveis de formaçãosobre a área. Esta chuva muito intensa provocou a queda de taludes de solo com rupturas do tipo translacionais sobre rocha e diversas rupturas simultâneas do tipo corrida de terra e detritos ao longo detodo o vale, os trechos das estradas foram soterrados pelo transporte de sedimentos. As manifestações de instabilidade estão relacionadas com a morfologia das mesmas.

Os acidentes seconcentraram em uma região de rochas vulcânicas, os derrames basálticos desse local são pequenos. Já os derrames de topo (mais ácidos) apresentam-se com espessuras de até 60 metros. Essa região apresenta trêsprincipais lineamentos tectônicos regionais, eles condicionam as formas de relevo e as direções das principais drenagens. Com relação às características geológicas e morfológicas das encostas, asprincipais ocorrências verificadas foram os escorregamentos translacionais de taludes infinitos, as corridas ou fluxos de detritos e a queda de blocos. Esses tipos de escorregamentos translacionaisocorreram em grande monta, também, na direção dos talvegues e canais naturais de drenagem. Como esses canais de drenagem são extensos, com declividade acentuada e com bacias de contribuição amplas, houvecondições favoráveis para a formação de fluxos de detritos.

As manifestações de instabilidade estão estreitamente relacionadas com a morfologia, foram avaliados os principais fluxos de detritosincidentes sobre a RS122, os quais foram denominados de acordo com a micro bacia que abastece o canal de drenagem. Dentre eles, foram melhor estudados os fluxos nas micro bacias 08, 10, 12 e...
tracking img