Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1105 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
7º SEMESTRE

Barbara Regina Lima

2ª Resenha

Salvador 2013

Orçamento empresarial

Atividade realizada em cumprimento a exigência parcial da Avaliação da AV1 da disciplina Orçamento empresarial do Sétimo semestre de Administração.

Fichamento
Controladoria estratégica e operacional
CONTROLADORIA NA PROGRAMAÇÃO
Dentro do processo de planejamento a últimaetapa caracteriza-se pela necessidade de planejar as ações para o próximo exercício. Esta é a etapa de programação que consiste na elaboração de planos operacionais de produção e vendas e na mensuração econômica- financeira desses planos.
A função da controladoria nesta etapa do processo de gestão tem como elemento central o plano orçamentário, que envolve a quantificação dos elementos necessáriospara o processo de comprar, produzir e vender e, subsequentemente, a mensuração econômica de todos esses elementos e suas resultantes.
Algumas empresas elaboram planos orçamentários para mais de um ano. È extremamente necessário o orçamento para o próximo exercício. O orçamento é a ferramenta de controle por excelência de todo o processo operacional da empresa, pois envolve todos os setores dacompanhia.
DEFINIÇÕES E OBEJETIVOS
Orçamento “Nada mais é do que colocar na frente aquilo que está acontecendo hoje.”
Orçar significa processar todos os dados constantes do sistema de informação contábil de hoje, introduzindo os dados previstos para o próximo exercício, considerando as alterações já definidas. Portanto, o orçamento não deixa de ser uma pura repetição dos relatórios gerenciaisatuais, só que com os dados previstos.
O orçamento tem que reunir diversos objetivos empresariais, para a busca da expressão do plano e controle de resultado. O ponto fundamental é o processo de estabelecer e coordenar os objetivos para todas as áreas da empresa, de forma tal que todos trabalhem sinergicamente em busca dos planos de lucros.
Exemplos de propósitos gerais que devem estar contidosno plano orçamentário de uma empresa.
Orçamento como sistema de autorização; Meio para projeções e planejamento; Canal de comunicação e coordenação; Instrumento de motivação; Instrumento de avaliação e controle e Fonte de informação para tomada de decisão.
Os objetivos de corporação, genérico direcionam os objetivos das diversas áreas ou função. Desta maneira, o processo estabelece objetivosinterativos que coordena os objetivos gerais com os específicos.
Todos os envolvidos no processo orçamentário devem ser ouvidos. Com isso permitira um gestão participativa, compatível com a estrutura de delegação de responsabilidade permitindo o comprometimento de todos os gestores dos setores específicos.
Após essas colocações, podemos listar alguns princípios gerais para a estruturação do planoorçamentário:
Orientação para objetivos; Envolvimento dos gestores; Comunicação integral; Expectativas realísticas; Aplicação flexível e Reconhecimento dos esforços individuais e de grupos.
CONFLITOS
Varias dessas funções podem ser conflitantes. Os conflitos são inerentes a qualquer sistema de gestão que envolve delegação de responsabilidade e liberdade de ação. Contudo, cabe ao CONTROLLER eaos executivos da empresa a administração e coordenação das funções do orçamento e de seus conflitos, tendo com norte a missão de empresa e aonde estão seus objetivos principais.
ORCAMENTO PARTICIPATIVO X DITATORIAL
O orçamento deve conter as doses adequadas de participação ou determinação, decorrentes de sua cultura, sem prejuízo do comprometimento deste ferramental de controladoria.
VALIDADEDO ORÇAMENTO
Temos as criticas ao processo orçamentário basicamente nos seguintes pontos:
Ferramental ineficiente para o processo de gestão e frustração com os resultados obtidos nos processo. O orçamento engessa em demasia a empresa, impedindo a criatividade e o empreendimento dos gestores setoriais, provocando medo ou insatisfação. Impossibilidade de utilização deste ferramental em situações...
tracking img