Fundamentos do planejamento educacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (603 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
BEZERRA, Ada Augusta Celestino; NOBRE, Luciano Matos. Fundamentos do Planejamento Educacional. In.:______. Gestão de Projetos Educacionais. Aracaju: UNIT, 2012. (p.13.52)

O texto objetivafundamentar as concepções e as praticas do planejamento educacional junto aos docentes em formação, neste tema são apresentadas as categorias fundamentais a sua compreensão ampla desse rico processo do qualvocê, como educador, é e será protagonista decisivo.
As fontes bibliográficas são dos autores: Bosi (2004), Freire (2001), Bezerra (2011), Bobbio, Matteucci e Pasquino (1992), Melo (2002), Azevedo(2004), Janela (2001), Oliveira (2011), Freitas (2005), Frigoto e Ciavato (2003), Afonso (2001), Furtado (1989), Gremaud (1997), Lanni (1996).
A concepção de educação, as politicas publicas, oplanejamento e desenvolvimento econômico e o planejamento e gestão educacional, são os principais conceitos a serem discutidos no texto.
Baseando-se em uma ampla e complexa gama de posições teóricas sobre oconceito de educação, “Freitag (1979, p.15) sintetiza em dois pontos: a) educação, necessariamente, expressa uma doutrina pedagógica, que, por sua vez, funda-se em “uma filosofia de vida, concepção dehomem e sociedade.”; b) em cada realidade social concreta, esse processo educacional é viabilizado por instituições como “família, igreja, escola, comunidade”, as quais se constituem em “porta-vozes”da respectiva doutrina pedagógica fundante”. (p. 17)
Para Bobbio, Matteucci e Pasquino (1992), o próprio termo política, tradicionalmente voltado para produções sobre o Estado, sofreu ao longo dosséculos modificações semânticas na direção de “política social”: Na época moderna, o termo perdeu seu significado original, substituído pouco a pouco por outras expressões como ‘ciência do estado’,‘doutrina do Estado’, ‘ciência política’, ‘filosofia política’, etc., passando a ser comumente usado para indicar a atividade ou conjunto de atividades que, de alguma maneira, têm como termo de...
tracking img