Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (473 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo

Ana Paula Guedes, Sabrina Marconsini Sabino, Simony Marques da
S. Gandini, Tatiane Moulin e Weliton Menário da Costa

Resenha:O papel do professor na promoção da aprendizagem significativa
Júlio César Furtado dos Santos

Durante séculos a escola adotou um modelo de ensino no qual o professor ensinava conceitosinquestionáveis e o aluno aprendia e reproduzia exatamente o que aprendeu.
Contrariando essa prática, surge a concepção sócioconstrutivista de conhecimento e propõe um novo modelo no qual o professor deixa de ser odetentor do saber e passa ser o facilitador da aprendizagem, tornando-se dessa forma a base da aprendizagem significativa.
Neste contexto, o educador desenvolve alguns comportamentos essenciais, taiscomo:
1. Parar de dar aulas: pois enquanto o professor esta ocupado nessa tarefa(dar aula), o aluno não faz nada. Então o professor não utiliza dar aula, e sim construir junto com o aluno oaprendizado, sendo o aluno o personagem principal nessa construção.
2. Parar de dar respostas: diante disso o professor para de dar respostas prontas e passa a provocar os alunos, considerando que éatravés da busca de soluções e do esforço que se aprende.
3. Procure novas formas de desafiar os alunos: pois dessa forma os alunos reconstruirão conceitos adquiridos, uma vez que problemas geram anecessidade da busca por respostas as que podem surgir através de algumas pesquisas (jornais, revistas, fotografias e outros) e esses novos conceitos são mais elaborados e significativos, e o aluno vê aimportância de aprender.
4. Persiga a aprendizagem profunda: Despertar a curiosidade, garantindo que os alunos compreendam o significado daquilo que estudam, e relacionem o novo conhecimento aoanterior e as suas experiências pessoais, sendo um conhecimento lógico.
5. Pare de dar tantas instruções: as instruções são importantes, mas em muitas situações podem sufocar a autonomia do aluno,...
tracking img