Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (816 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Barbara de Souza Parca
Curso Bacharelado em Design de Moda
7º Semestre – Estilismo Manhã
___________________________________________________________

Título da Resenha: Pelos meusolhos.
Livro: Modos de Ver, John Berger, 1972.



Escrito pelo crítico de arte, pintor e escritor John Berger, o livro Modos de Ver, escrito em 1972, revela como o modo de ver de cadaindivíduo interfere na forma como o ele interpreta as coisas.


A relação entre o que vemos e o que sabemos nunca fica estabelecida. A cada tarde, vemos o Sol se pôr. Sabemos que a Terra está semovimentando no sentido de afastar-se dele. No entanto, o conhecimento, a explicação quase nunca combinam com a cena. (BERGER, John. Modos de Ver, 1972, p.09)


Dentre os capítulos do livro, épossível perceber que o autor analisa implicações sócio-culturais das imagens nos mais diversos meios de comunicação, como a mudança de percepção pelo desenvolvimento técnico da geração de imagens(pintura à fotografia), a reprodutibilidade mecânica das obras, o nu e a imagem da mulher como objeto de visão, e a sedução pela publicidade.


A organização dos assuntos ao longo da obra estádistribuída em quatro capítulos de textos e imagens e, três com estritamente imagens que estão diretamente ligadas à parte visual.


De que forma as imagens vistas por nós nos afetam ou sãoreflexos da sociedade e período em que vivemos? De acordo com o autor John Berger, nossa percepção de qualquer imagem é afetada pelo que sabemos ou por tudo que acreditamos. Baseado nisso, o livro despertanos leitores uma nova e diferente forma de observar cenas, obras de arte e imagens publicitárias, levando a cada um o reflexo sobre sua visão de mundo e, das mensagens passadas através dos signos àvolta.


Segundo o autor, nunca olhamos para apenas uma coisa, sempre olhamos algo já o relacionando com nós mesmo. A partir disso, entende-se que tudo que vemos é interferido pelo que...
tracking img