Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (302 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA¹
DIVERSIDADE BIOCULTURAL: CONVERSAS SOBRE ANTROPOLOGIA(S) NA AMAZÔNIA.
BELTRÃO, JANE FELIPE; SCHAAN, DENISE P.; SILVA, HELTON, DIVERSIDADE BIOCULTURAL: CONVERSAS SOBRE ANTROPOLOGIA(S) NAAMAZÔNIA. IN MÓDULO INTERDISCIPLINAR SND: VARGAS, JOÃO; FARIAS, DORIS (ORG). SANTARÉM: UFOPA. 2010.

Antropologia e diversidade Biocultural

Qualquer que seja a definição adotada é possívelentender a antropologia como uma forma de conhecimento sobre a diversidade cultural, isto é, a busca de respostas para entendermos o que somos a partir do espelho fornecido pelo “Outro”; uma maneira de sesituar na fronteira de vários mundos sociais e culturais, abrindo janelas entre eles, através das quais podemos alargar nossas possibilidades de sentir, agir e refletir sobre o que, afinal de contas,nos torna seres singulares, humanos.
Bioantropologia e o fascínio das origens
A Biantropologia é a disciplina que se ocupa do estudo dos restos osteológicos humanos. Muita informação ficaregistada nos ossos transformando estes na pista mais direta do quotidiano dos nossos antepassados. Da rotina diária e repetitiva ao acontecimento esporádico, por vezes traumático, dos vários rituaistribais às situações de stress alimentar, tudo fica escrito nos nossos ossos.
De onde viemos?
A evolução humana, ou antropogênese, é a origem e a evolução do Homo sapiens como espécie distinta de outroshominídeos, dos grandes macacos e mamíferos placentários. O estudo da evolução humana engloba muitas disciplinas científicas, incluindo a antropologia física, primatologia, a arqueologia, linguísticae genética.
A moderna área da paleoantropologia começou com o descobrimento do Neandertal e evidências de outros "homens das cavernas" no século 19. A ideia de que os humanos eram similares acertos macacos era óbvia para alguns há algum tempo. Mas, a ideia de evolução biológica das espécies em geral não foi legitimizada até à publicação de A Origem das Espécies por Charles Darwin em...
tracking img