Reciclagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4537 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro Mineiro de Resíduos

Programa Ambientação

Foi criado para oferecer apoio aos municípios, o gerenciamento e tratamento adequado de resíduos e adoção de novas tecnologias. Atua dentro da empresas públicas promovendo a sensibilização para a mudança de comportamento, através de palestras e campanhas sobre a o não geração de resíduos, reaproveitamento, coleta seletiva. Simples ações eposturas que interferem de forma positiva no meio ambiente.

Além disso, os benefícios não são apenas ambientais, serão também econômicas e sociais pois possibilita a geração de renda e emprego para as famílias que vivem de reciclagem. Segundo a fundação estadual do meio ambiente objetivo do programa é estimular através do desenvolvimento de gestão ambiental de forma a garantir asustentabilidade e a melhoria de qualidade de vida.

Programa Minas sem Lixões

Fundado em 2003, apóia os Municípios mineiros na implementação de Políticas de gestão de resíduos com objetivo de melhorar a qualidade ambiental do Estado. (Lei 18.031, 12 de Janeiro de 2009).
FEAM - Fundação Estadual do Meio Ambiente, lança parceria com a FIP – Fundação Israel Pinheiro e Governo de Minas.

Mais do queerradicar os depósitos de lixo céu aberto, o programa desenvolve ações para mobilizar e sensibilizar os municípios, e cidadãos no incentivo à coleta seletiva com foco na redução da geração dos resíduos e no reaproveitamento e reciclagem dos materiais.

Em 7 anos o programa erradicalizou 80% dos lixões dos 853 municípios mineiros. Para alcançar essas metas o programa mantém um cronograma deseminários, conferências, visitas técnicas orientativas e de monitoramento. Além de trabalhar com os sistemas adequados para o tratamento desses resíduos como: Usina de triagem e compostagem e o aterro sanitário.

PGIR - PLANOS DE GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RESÍDUOS

1. Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos da Coleta Seletiva

Em nosso país, grande parte dos resíduos ainda é depositada emáreas irregulares a céu aberto, gerando poluição da água, do solo e do ar, além da proliferação de doenças como ratos, moscas, baratas e escorpiões. Através desse contexto é que viabiliza a coleta – processo de separação e recolhimento dos resíduos.

Coleta Seletiva no Cenário Nacional

O lixo é responsável por um dos mais graves problemas aos impactos ambientais de nosso tempo. O seu volumeaumenta gradativamente, as cidades crescem e os produtos industrializados que são gerados em grandes quantidades demoram para se decompor como pro exemplo: - sacos plásticos, caixas isopor, sacolas, latas, garrafas e outros materiais.

Cada brasileiro gera em média ½ kg de lixo por dia ( dependendo da região e do poder aquisitivo , pode chegar a 01 kg. ). Portanto, para reduzir a poluição daágua do solo e do ar, a implantação da coleta seletiva é, uma das soluções, pois ela diminui o volume de materiais destinados aos aterros sanitários ou lixões, além de proporcionar economia de recursos naturais como , petróleo, madeira, alumínio, ferro, aço, água e energia.

Para verificarmos a evolução da coleta seletiva no país é realizado uma pesquisa bianualmente pela Ciclosoft e publicadapela CEMPRE ( Compromisso Empresarial ) . A fonte de dados da pesquisa é apontado pelo IBGE ( Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística )

ANO
Nº Municípios
%
1994 81 1
2004 237 4
2006 327 6
2008 405 7


Dados Avaliativos Da Pesquisa :

• A cobertura da pesquisa englobou 100% do território nacional e envolveu as prefeituras dos 5.563 municípios do país.
• 2008 - apenas405 municípios realizam a coleta seletiva.
• Em comparação com 2006 houve ampliação desse valor em 24%

Dados relevante: aumento de 6% de participação de municípios com menos de 100 mil habitantes no processo de melhoria da gestão de resíduos. Exemplo: Citamos as cidades de Nova Olinda ( PE ) , Xaxim( SC ) e Itupeva ( SP).

• Fator determinante: - Inserção dos catadores - ( os...
tracking img