Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (722 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O NOME da Rosa. Direção: Jean-Jacques. Annaud Globo Filmes e Produçoes, 1986.1DVD (130 min.), Color., Dublado.

O filme possui como espaço físico o ambiente medieval, mais especificamente ummosteiro no norte da Itália. Esta produção cinematográfica retrata a vida de monges, de representantes da igreja e a relação da igreja com o povo no início do século XIV (1327), possuindo uma história cheiade mistérios e costumes da igreja medieval, além da imposição da sua autoridade e dogmas através do Tribunal da Inquisição.
Esse período histórico é visto como tempo de atraso científico, causadopela apropriação física e ideológica do conhecimento pela Igreja medieval, além da expropriação econômica, implicando nas condições de vida da população desfavorecida, que contrastava com a ostentaçãoda riqueza Igreja.
O enredo do filme se inicia com chegada de um o frade franciscano Guilherme de Baskerville e um noviço que o acompanha de nome Adso von Melk. A missão de Guilherme é ajudar adecidir sobre a doação ou não de parte das riquezas da Igreja, porém, a ocorrência de vários assassinatos (sete) no mosteiro causa a mudança de foco para a investigação das mortes, que são vistas pelos maisreligiosos como obra do Demônio. No entanto, Baskerville acredita na busca racional da explicação dos fatos.
Entra nesse momento o debate filosófico entre a fé (explicação dos mais religiosos) e arazão (busca de Baskerville), que retrata o surgimento de algumas características do Renascimento como o racionalismo, a busca da verdade dos fatos pela observação, significando o início da ruptura comas estruturas tradicionais medievais, fortemente defendidas pela Igreja.
Ainda durante as investigações chega em uma espécie de comitiva do Santo Ofício, o representante do Papa, o InquisidorBernardo Gui, com mentalidade puramente religiosa se coloca disposto a torturar e queimar todos os suspeitos das mortes.
Este é fiel representante da Igreja Medieval, não aceitando qualquer busca de...
tracking img