Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3036 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha
Para Andrade (1995:60), resenha é um tipo de trabalho que "exige conhecimento do assunto, para estabelecer comparação com outras obras da mesma área e maturidade intelectual para fazer avaliação e emitir juízo de valor".
A mesma autora (1995:61), define resenha como "tipo de resumo crítico, contudo mais abrangente: permite comentários e opiniões, inclui julgamentos de valor,comparações com outras obras da mesma área e avaliação da relevância da obra com relação às outras do mesmo gênero".
Resenha é, portanto, um relato minucioso das propriedades de um objetivo, ou de suas partes constitutivas; é um tipo de redação técnica que inclui variadas modalidades de textos: descrição, narração e dissertação. Estruturalmente, descreve as propriedades da obra (descrição física da obra),relata as credenciais do autor, resume a obra, apresenta suas conclusões e metodologia empregada, bem como expõe um quadro de referências em que o autor se apoiou ( narração) e, finalmente, apresenta uma avaliação da obra e diz a quem a obra se destina (dissertação).
Além dos objetivos gerais da resenha ( instrumento de pesquisa bibliográfica, atualização bibliográfica , decisão de consultar ou nãoo texto original), acrescenta-se os de desenvolvimento da capacidade de síntese, interpretação e crítica. Ela contribui para desenvolver a mentalidade científica e levar o iniciante à pesquisa e elaboração de trabalhos monográficos.
A resenha crítica incluí-se entre os textos que t6em por objetivo conduzir o leitor para informações puras, afirma Vanoye (1985:74-75). Nesses textos, não se percebenem a presença do emissor nem a do receptor. Daí a linguagem em terceira pessoa. Implicando com isso certa neutralidade, que e, no entanto, limitada, uma vez que na seleção e organização do texto já ocorre intenção de quem escreve.
RESENHA CRÍTICA
Fiorin e Savioli, em Para entender o texto ( 1990:426), partem da conceituação de resenha e dividem-na em descritiva e crítica. O objeto de umaresenha pode ser um acontecimento, ou textos, ou obras culturais, como romance , peça de teatro, filme.
O procedimento do resenhista será seletivo, uma vez que não pode abarcar a totalidade das propriedades de um texto. O que relatar numa resenha depende da finalidade que tem em vista. A resenha descritiva dispensa a apresentação do resenhista; já a critica exige-a Na descritiva, ressalta-se aestrutura da obra ( partes, número de páginas, capítulos, assuntos tratados, índices). Se tradução, informar o nome do tradutor. Contém ainda um resumo da obra, a perspectiva teórica, o gênero ( crítica literária, livro de negócios, esotérico, romance, teatro, ensaio), o método adotado. Na resenha crítica, colocam-se comentários e julgamentos do resenhista.
Fundamentos para a prática de resenhascientíficas:
1-Referência Bibliográfica:
· Autor.
· Título da Obra.
· Elementos de imprensa (local de edição, editora, data).
· Número de Páginas.
· Formato.


· Exemplo: GARCIA, Othon. Comunicação em prosa moderna: aprenda a escrever, aprendendo a pensar. 8.ed. Rio de Janeiro: FGV, 1980. 522p. 14 x 21cm.

2-Credenciais do Autor:
· Informações sobreo autor, nacionalidade, formação universitária, títulos, livro ou artigo publicado.
3-Resumo da Obra (digesto):
· Resumo das idéias principais da obra. De que trata o texto? Qual sua característica principal? Exige algum conhecimento prévio para entendê-la? Descrição do conteúdo dos capítulos ou partes da obra.
4-Conclusões da Autoria:
· Quais as conclusões a que o autor chegou?5-Metodologia da Autoria:
· Que métodos utilizou? Dedutivo? Indutivo? Histórico? Comparativo? Estatístico?
6-Quadro de referência do autor:
· Que teoria serve de apoio ao estudo apresentado? Qual o modelo teórico utilizado?
7-Crítica do Resenhista (apreciação):
· Julgamento da Obra. Qual a contribuição da obra? As idéias são originais? Como é o estilo do autor: conciso,...
tracking img