Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1247 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA
Parte A – Informática
I – OBRA
1 – Título: Mercado de Agências de Viagens e Turismo
2 – Autoria: Tomelin, Carlos Alberto
3 – Local da Publicação: São Paulo
4 – Editora: Aleph
5 – Ano de Publicação: 2001
6 – Número de páginas: 142
7 – Preço: R$ 27,32

II – CREDENCIAIS DA AUTORIA

8 – Mini currículo da autoria

Carlos Alberto Tomelin é graduado em turismo pela PUC/RS,pós-graduado em Metodologia do Ensino Superior, Marketing e Turismo, mestre em Turismo e Hotelaria e doutor em Administração e Turismo na área de concentração em Gestão de Empresas Turísticas pelo programa de Pós-graduação de Mestrado e Doutorado da Universidade do Vale do Itajaí (SC). Além de dirigir o Centro de Ciências Sociais Comunicação, Turismo e Lazer da UNIVALI, coordenou os cursos de Graduação ePós-graduação Lato Sensu em Turismo e Hotelaria e idealizou a primeira Agência Escola do país. Pratica e participa do mercado de agências de viagens e turismo como profissional, pesquisador e educador.

III – CONCLUSÕES DA AUTORIA
9 – O autor conta que diante das tendências de mercado, é possível ter considerações significativas sobre o setor de serviços e a realidade do profissional agente deviagens.
Diz também que a história dos agentes de viagens e das agências de viagens e turismo está sendo reinterpretada pelos próprios sujeitos num período em que sua função tipológica, estrutural, organizacional e funcional também estão sendo revistas do ponto de vista globalizado que refletem novos paradigmas em todos os setores da atividade humana.
Ressalta que a política de redução decomissões desestruturou a classe e apesar de ter havido algumas conquistas, as agências vêm sendo afetadas pelas novas tecnologias da informação.

IV – RESUMO
10 – Capítulo 1: As agências de viagens e turismo no setor de viagens

O autor divide o 1º capítulo em:
Posicionamento do setor de viagens na economia do turismo
A atividade de agenciamento está cada vez mais interdependente dodesenvolvimento do turismo, área da economia que mais cresce no mundo, localizado no setor de serviços.
Com todo desempenho que o Brasil vem gerando com a indústria de viagens, há desafios em relação à manutenção e otimização da confiabilidade do serviço de intermediação na relação provedor-consumidor pela agência de viagens e turismo e pelo profissional agente de viagens, responsável pela relação com ocliente.

Evolução histórica
A origem das agências de viagens e turismo está relacionada às viagens realizadas na Idade Média até a Idade Moderna com base em relatos do fato turístico de época, como pessoas e entidades utilizando-se dos “maiores conhecedores do ofício” para organizar as viagens.
Desde então, com a evolução e o desenvolvimento, a atividade de agenciamento chegou a uma crise noinício deste século XXI causada pelas agências virtuais e desregulamentação do transporte aéreo.

Tipologias
Ajudam a compreender o conjunto de atividades desenvolvidas nos diferentes setores da atividade humana.
No setor de viagens ETA classificação é diversificada e no Brasil é representada pela EMBRATUR com uma tipologia básica:
- Agências de viagens, que prestam serviço a excursõesrodoviárias a seus usuários em território brasileiro e em países limítrofes, quando inferiores a doze horas e sem incluir pernoite.
- Agências de viagens e turismo, que prestam serviços de operação de viagens e excursões – individuais ou coletivas – compreendendo a organização, contratação e execução de programas, roteiros e itinerários, quando relativos a excursões do Brasil para o exterior.Porém, a legislação específica brasileira não dá conta da realidade do mercado, pois faltam estruturas e fiscalização das ações governamentais dos setores de serviços.

Estrutura, organização e funcionamento
Estão ligados às funções básicas da organização, promoção, reservas e vendas dos serviços, além do trâmite de documentação.
Porém, é relativo à atuação das agências no mercado de...
tracking img