Como elaborar um artigo cientifico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2358 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO?

Fga Mª Cláudia M C Muniz

Segundo a ABNT 6022 (2003), Artigo Científico é “parte de uma publicação com autoria declarada, que apresenta e discute idéias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento”. São, portanto, documentos elaborados, de conteúdo específico, que são submetidos à avaliação em publicações periódicasde determinada área do conhecimento. É necessários que se conheça as normas determinadas para publicação padronizadas do periódico ou revista no qual deseja enviar o artigo. Em geral, seguem as normas técnicas estabelecidas pela ANBT NBR 6022 de 2003. Publicações periódicas são “publicações que aparecem em intervalos regulares, com conteúdos e autores variados que registram conhecimentosatualizados e garantem aos autores prioridade intelectual nos resultados de pesquisa” (MACROTESAUROS..., 1982). Dessa forma, tornase uma fonte primária, registrada, de acesso público e universal, importante para pesquisa e para a comunidade científica. A publicação periódica científica impressa é “um dos tipos de publicações seriadas, que se apresenta sob a forma de revista, boletim, anuário etc., editadaem fascículos com designação numérica e/ou cronológica, em intervalos pré-fixados (periodicidade), por tempo indeterminado, com a colaboração, em geral, de diversas pessoas, tratando de assuntos diversos, dentro de uma política editorial definida, e que é objeto de Número Internacional Normalizado (ISSN1)” (ABNT 6022, 2003). A elaboração do artigo toma como base as normas abaixo: NBR 6023:2002 -Informação e documentação - Referências - Elaboração NBR 6024:2003 - Informação e documentação - Numeração progressiva das seções de um documento escrito -Apresentação. NBR 6028:1990 - Resumos - Procedimento NBR 10520:2002 - Informação e documentação - Citações em documentos - Apresentação IBGE. Normas de apresentação tabular. 3. ed. Rio de Janeiro, 1993.

Segundo a ABNT 6022 (2003), o artigo podeser:
1 ISSN - Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas (International Standard Serial Number) - é o identificador aceito internacionalmente para individualizar o título de uma publicação seriada, tornando-o único e definitivo. Seu uso é definido pela norma técnica internacional da International Standards Organization ISO 3297. O ISSN é operacionalizado por uma redeinternacional, e no Brasil o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT atua como Centro Nacional dessa rede. O ISSN identifica o título de uma publicação seriada em circulação, futura (prépublicação) e encerrada, em qualquer idioma ou suporte físico utilizado (impresso, online, CD-ROM etc). O ISSN é composto por oito dígitos, incluindo o dígito verificador, e é representado em doisgrupos de quatro dígitos cada um, ligados por hífen, precedido sempre por um espaço e a sigla ISSN. Exemplo: ISSN 1018-4783. O editor interessado no registro de suas publicações seriadas, poderá obter o formulário e instruções de solicitação do ISSN junto ao Centro Brasileiro do ISSN, IBICT. IBICT Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Disponível em:http://www.ibict.br/secao.php?cat=ISSN. Acesso em 16-Nov-2008; 11:08.

2 a) original, quando apresenta temas ou abordagens próprias como resultados de pesquisas; b) de revisão, quando resume, analisa e discute informações já publicadas em outras fontes. Ele é formado por elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais, a saber:

Elementos pré-textuais

a) título, e subtítulo (se houver); b) nome(s) do(s) autor(es); c)resumo na língua do texto; d) palavras-chave na língua do texto.

Elementos textuais

a) introdução; b) desenvolvimento; c) conclusão. a) título, e subtítulo (se houver) em língua estrangeira; b) resumo em língua estrangeira; c) palavras-chave em língua estrangeira; d) nota(s) explicativa(s); e) referências; f) glossário; g) apêndice(s); h) anexo(s).

Elementos pós-textuais

ELEMENTOS...
tracking img