Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1098 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA – UNIR
NÚCLEO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO





Rayanne Cristina Oliveira da Silva Araujo





Resenha:
Sócrates: um dos principais filósofos de toda a história









PORTO VELHO
MAIO - 2012
Rayanne Cristina Oliveira Da Silva Araujo

Resenha:
Sócrates: um dos principaisfilósofos de toda a história

Trabalho apresentado como requisito avaliativo parcial da Disciplina de Introdução à Filosofia, ministrada pelo Prof. Dr. Francisco Estácio Neto.

PORTO VELHO
MAIO – 2012
Sócrates: um dos principais filósofos de toda a história

Sócrates (em grego Sokrátes) nasceu por volta de 470 a.C. em Atenas.
Filho de pais humildes (uma parteira chamada Fenarete e um escultorchamado Sofronisco), recebeu uma educação tradicional e desde a juventude interessou-se pela filosofia e pela meditação, mesmo sem qualquer recompensa financeira.
São grandes as dificuldades ao falar sobre Sócrates, já que tudo em torno de sua vida envolve mistérios. Nada escreveu sobre suas ideias. Tudo que se sabe sobre seus pensamentos, foi transmitido por seus discípulos Xenofontes e Platãoprincipalmente nos livros Apologia de Sócrates e Ditos e Feitos Memoráveis de Sócrates do primeiro e Apologia de Sócrates e Fédon do segundo.
Platão foi o responsável por disseminar a imagem de Sócrates como sendo um homem que conhecia o pensamento anterior e contemporâneo dos filósofos gregos e que andava pelas ruas e praças de Atenas, perguntando a cada um sobre ideias e valores que os gregosacreditavam e julgavam conhecer. Sócrates usava nas suas conversas com os cidadãos um método chamado maiêutica, que consiste em forçar o interlocutor a desenvolver seu pensamento sobre uma questão que ele pensa conhecer, e colocá-lo em contradição.
Fisicamente, era considerado feio, com seu nariz achatado, olhos esbugalhados, uma calva enorme, rosto pequeno, estômago saliente e uma longa barbacrespa. Foi casado com Xantipa e teve três filhos. Trabalhava apenas o necessário para que a família não viesse a perecer à fome. Muitas vezes, só comia quando seus discípulos o convidavam para suas mesas.
Participou como soldado, de incursões militares como as de Potidéia, Delos e Anfipólis. Recebeu reconhecimento por alguns feitos de bravura, como quando salvou Xenofontes (ou segundo outras fontesAlcibíades).
De início, interessava-se pelos ensinamentos dos filósofos da natureza, como Anaxágoras, mas depois se revoltou contra eles, pois eles haviam sido filósofos físicos, que procuravam respostas nas causas exteriores e gerais da natureza. Achava que existe algo mais digno para se estudar, existe a psyche, ou a mente do homem. Por isso, sondou a alma humana, em questões como a dafacilidade de justiça dos atenienses, porque esses lidam com tanta facilidade com a vida e a morte, honra, patriotismo e moralidade. Em que se baseiam? E o que entendem por eles próprios? Assim descobriu que o homem é sua alma, e não o corpo, pois o que manipula o corpo é a alma.
Era capaz de ficar horas imerso em si mesmo, em profundos momentos de reflexão. Não tinha propriamente uma escola, mas umcírculo de familiares, discípulos com os quais se encontrava, de preferência, no ginásio do Liceu. Em verdade, onde quer que se encontrasse, na casa de amigos, no ginásio, na praça pública, interrogava os seus interlocutores a respeito das coisas que, por hipótese, deveriam saber, fossem eles um adolescente, um escravo, um futuro político, um militar, uma cortesã ou sofistas.
Considerava-se protegidopor um daimon, gênio, demônio, espírito, cuja voz, afirmava, desde a infância, o aconselhava a se afastar do mal.
Não foi por acaso que a Pifía, do oráculo de Delfos, o proclamou como o homem mais sábio de Atenas quando o amigo de juventude de Sócrates, Querefonte, foi interrogá-la. Sócrates passou a se incumbir de converter os seus concidadãos à sabedoria e à virtude participando do...
tracking img