Economia brasileira - semi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1421 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 - Caracterize as estratégias antiinflacionárias da Nova República anteriores ao Plano Cruzado.
Houve corte adicional de 10% no orçamento fiscal e proibição de contratações para o serviço público. Como a inflação já havia atingido 12,7% em abril, foi introduzido elementos heterodoxos: congelamento dos preços e alteração do cálculo da correção e das desvalorizações cambiais, promovendoampliação da “memória inflacionária”. Com a inflação em 7,6%, o governo decide estender o congelamento, ignorando o ônus existente para o setor público. Além disso, cria pressões cada vez maiores para o setor privado onde os custos de produção haviam crescido em termos reais. Ao final do ano, a inflação retomava o seu ímpeto. Fatores como a inflação reprimida durante o congelamento de preços decretado emabril e a ocorrência de novo e violento choque agrícola em novembro foram determinantes para a criação de uma nova onda de aumentos no índice mensal de preços. Várias eram as propostas em discussão: reajustes trimestrais e reajustes mensais, baseados na variação de um índice de preços ao consumidor; reajustes mensais prefixados, a cada três meses; e escala móvel com o gatilho de 30%. Enquanto odebate prosseguia, abonos, adiantamentos e esquemas alternativos de indexação eram utilizados, conformando uma política salarial na prática, fruto da livre negociação de trabalhadores e empregadores. Os preços continuavam controlados, permitindo uma reposição salarial. Tendo evitado visitas do FMI, ou seja, sem estar comprometido com o estabelecimento de um novo acordo, o governo pôde realizarpolíticas monetária e fiscal com vista no crescimento da economia. Para isso foram fundamentais os superávits mensais da balança comercial.

2 – Por que os planos Bresser e Verão falharam na tentativa de debelar o processo inflacionário.
O plano Bresser não obteve o resultado esperado devido a falta de credibilidade do governo perante a população e o congresso, além da inexistencia de reformasestruturais ou ajustes fiscais e tributários, além de não eliminar os elemendos indexadores da economia. Esses foram os principais motivos para o fracasso deste plano. Já o Plano Verão, que cortou três zeros e trocou a moeda para Cruzado Novo. Tentou controlar o déficit público, congelou novamente preços e procurou também desindexar a economia sem sucesso. O Plano Verão falhou na tentativa de debelar oprocesso inflacionário, pois não tinha apoio social, político e nem base fiscal para se sustentar.

3 – A Constituição de 1988 foi peça fundamental para o avanço democrático, pelo menos no seu aspecto formal, mas constituiu um fracasso no campo econômico. Justifique com exemplos a afirmação. Aumentou as vinculações de receitas a determinadas despesas, uma forma primitiva de estabelecerprioridades, assim como elevou as transferências estaduais e municipais, essas transferências não serviram para fortalecer os Estados e os municípios, mas para aumentar a folha de salários, eles continuam pedindo mais recursos federais. Também ampliou a estabilidade do servidor público e eliminou a competência do presidente da República para dispor sobre estruturação, atribuições e funcionamento dosórgãos da administração federal. Incorporou excessivamente os direitos trabalhistas, ensejando uma barreira à modernização da Justiça do Trabalho e das relações trabalhistas; o artigo 7º da CF lista 34 direitos trabalhistas, nível de detalhes antes só previsto em portarias ministeriais.
4 - De que forma a carência de investimentos da década de 1980 refletiu na abertura econômica dos anos 1990.
Devidoa falta de investimento nos anos 80, em 90 vários setores da economia encontravam-se em atraso tecnológico, que se manifestava em obsolescência das máquinas e equipamentos. A abertura provocou uma profunda reestruturação industrial no Brasil, trazendo benefícios para os consumidores pela maior disponibilidade de bens e serviços, com melhores preços e tecnologia, embora com impactos...
tracking img