Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2295 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA

Autor: Eduardo Luiz Santos Cabette, Professor de Direito Penal e Processo Penal na Unisal e Membro do Grupo de Pesquisa de Bioética e Biodireito da Unisal – Lorena/SP.


O AMBIENTALISTA CÉTICO


LOMBORG, Bjorn. O Ambientalista Cético. 2ª ed. Trad. Ivo Korytowski e Ana Beatriz Rodrigues. Rio de Janeiro, Elsevier, 2002, 541 p.


Bjorn Lomborg é catedrático adjunto deestatística na cadeira de Ciências Políticas da Universidade de Aarthus, na Dinamarca. É também articulista internacional, contribuindo para diversas revistas especializadas nas áreas de Teoria dos Jogos e Simulações de Computador.
A obra sob comento é produto atual de pesquisa do autor na área ambiental. Trata-se de uma crítica a diversas convicções referentes ao estado do meio ambiente mundial e suastendências a médio e longo prazo. Variados temas são abordados sob uma nova ótica que procurar afastar o alarmismo e o catastrofismo normalmente associado às teses ambientalistas. A base de toda a argumentação de Lomborg para confrontar as indicações e previsões em voga no campo ecológico, apontando para um esgotamento das reservas e um colapso dos ecossistemas que garantem a sustentação da vida noplaneta, é a análise estatística com fundamento em dados confiáveis e submetidos a um estudo pormenorizado que não se atenha somente aos números absolutos, mas leve em consideração fatores históricos, técnicos, sociológicos, econômicos etc.
Embora admitindo que as estatísticas podem ser enganosas, afirma que é através delas que se pode fazer uma descrição “cientificamente válida do mundo”,possibilitando conclusões baseadas em dados concretos e não em meras previsões intuitivas. Os dados estatísticos são analisados por Lomborg de forma crítica, de modo a evitar sua aceitação sem uma profunda reflexão contextual, nos moldes acima descritos.
A obra é dividida em seis partes, nas quais são tratados assuntos referentes às mais atuais e polêmicas questões ecológicas.
AParte I, intitulada de “A Ladainha”, procura demonstrar que muitas das idéias hoje aceitas praticamente como indiscutíveis acerca das questões ambientais são fruto de ilusões, prognósticos equivocados, previsões frustradas e dados que não apresentam consistência científica e até contrariam as estatísticas oficiais. Tais “mitos”, que não têm sustentação científica, seriam contraproducentes para o bem– estar humano e a própria conservação ambiental. A orientação das decisões a serem tomadas nesse campo estaria viciada, levando a ações e omissões que são improdutivas ou até prejudiciais, inobstante suas “boas intenções”.
A Parte II trata do “Bem – estar do ser humano”, indo em direção contrária às alegações de que a qualidade de vida do homem vem decaindo com o desenvolvimento tecnológicoa partir da era industrial. O autor apresenta dados estatísticos que apontam uma melhoria sensível da qualidade de vida humana ao longo dos séculos, propiciada justamente pelos desenvolvimentos tecnológicos que ensejaram mais saúde, segurança, conforto, alimentação farta e variada, dentre outros benefícios. A sociedade contemporânea, segundo o autor, não produziu queda da qualidade de vida humana,mas bem ao contrário, propicia o vivenciar de uma prosperidade sem precedentes.
Na Parte III procede a uma continuação do item anterior, agora avaliando as reais possibilidades de que essa prosperidade continue e até mesmo se acentue com o passar do tempo. Sua conclusão, que abarca diversas áreas do interesse humano (produção de alimentos, florestas, fontes de energia, recursos naturaise água), é a de que o progresso econômico e tecnológico pode propiciar um melhor aproveitamento dos recursos disponíveis, bem como o desenvolvimento de novas tecnologias mais limpas e baratas. Além disso, com base em informes estatísticos acerca das reservas do planeta, conclui que não há um efetivo perigo de esgotamento iminente.
Na Parte IV aborda a questão da Poluição. Afirma que...
tracking img