Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1306 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FOLLARI, ROBERTO A. GARCIA, REGINA LEITE, MOREIRA ANTONIO FLÁVIO, SOARES, MAGDA. Para quem pesquisamos para escrevemos o impasse dos intelectuais. SÃO PAULO: CORTEZ, 2001 (Coleção Questões da Nossa Época V 88).
LUCIANA JERONIMO BENTO
FOLLARI, ROBERTO A. Professor de graduação e Pós-graduação, Faculdade de Ciências Políticas e Sociais, Universidade Nacional de Cuyo (Medonza, Argentina).GARCIA, REGINA LEITE- Pesquisadora Associada do programa de pós-graduaçao da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. MOREIRA, ANTONIO FÁVIO- Professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro. SOARES MAGDA- Professora emérita da Universidade BIOGRAFIA
Federal de Minas Gerais.
RESENHA CRÍTICA_INFORMATIVA
Desde 1999, pesquisadores latino-americanos têm promovido encontrosrealizados durante as reuniões anuais da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Educação (ANPEd), entidade brasileira, em parceria com o conselho Latino-americano de Ciências Sociais (CLACSO) ,com o intuito de discutir problemas, modalidades e estratégias de trabalho acadêmico comuns, bem como as dificuldades e os avanços no sentido de produzir pesquisas engajadas com a realidadedaquela região. Este livro é o primeiro resultado desses encontros e contém trabalhos apresentados no 3º colóquio Produção de Conhecimento e Responsabilidade Social do Pesquisador, realizado no ano de 2000. Tais colóquios tem permitido uma oportunidade para pensar a pratica de pesquisa e, desse modo, avançar na formulação de ideias e alternativas que possam contribuir para ajudar a pensar e aconstruir “uma escola e uma sociedade onde o direito á educação seja mais que uma promessa formal”. Os colóquios buscam compreender também pontos comuns e de ruptura no campo especifico da educação, remetendo os pesquisadores e pesquisadoras ao reconhecimento de suas responsabilidades publicas enquanto intelectuais.
Estruturado a partir de textos de quatro conhecidos e respeitados pesquisadores, três doBrasil e um da Argentina, dois homens e duas mulheres, o livro levanta importantes questões e todos os textos revelam ter em comum a preocupação sobre o papel do pesquisador não somente naquilo que escolhe pesquisar, mas também na forma como socializa o resultado de suas pesquisas.
No texto de Regina Leite Garcia, Para quem investigamos- para quem escrevemos: A partir do relato de suasexperiências e inquietações inicialmente a autora levanta algumas questões que estão na base da própria ação de pesquisar e na postura do pesquisador frente a pesquisa.Começa por mencionar o seu “preocupado diálogo”estabelecido com outros pesquisadores e pesquisadoras sobre o destino de suas pesquisas e escritos e apresenta algumas das perguntas que aparecem a partir dele:”nossas pesquisas contribuem paramelhorar a escola?” “será que nos fazemos compreender quando trabalhamos com grupos populares?”,”nossas reflexões e escritos contribuem para estabelecer o diálogo universidade- escola?”,entre outras. Alem disso, sua preocupação especifica com os cursos de formação de professores, fez surgir outras perguntas cruciais: “será que os nossos escritos ajudam efetivamente professoras e professores aenfrentar as dificuldades na sala de aula para que seus alunos aprendam? “será que as pesquisas que realizamos contribuem para melhorar a qualidade do trabalho pedagógico.
O segundo texto situando num plano mais teórico, de ROBERTO A. FOLLARI, Para quem investigamos e escrevemos?: para alem de populista e elitistas, apresenta uma reflexão instigante sobre o sentido social e político daquilo queé produzido a partir das pesquisas realizadas no campo da ciências sociais. O autor começa por discutir a problemática da linguagem ao localizar as ciências sociais dentro do “circulo hermenêutico” para explicar sua constituição inicial e para justificar a chamada “linguagem natural”. Analisa a condição constitutiva das disciplinas sociais para explicar que é compreensível a assunção de uma...
tracking img