Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (516 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA
ALDENORA MELLO FIGUEIREDO

LITERATURA OCIDENTAL

Porto Velho
2012

Os Sofrimentos do Jovem Werther, Goethe, São Paulo: Martin Claret, 2000,
2ªedição, 128 pág.

Resenha

Os sofrimentos do Jovem Werther

“Os Sofrimentos do Jovem Werther” é um clássico da literatura e obra-prima mundial além de ser o marco inicial do romantismo, lançado 1774,na Alemanha, sob o título original “Die Leiden des Jungen Werther”, trata-se de uma das primeiras obras de Goethe e mantêm um tom autobiográfico. É autor de peças, poemas, romances, etc.“OsSofrimentos do Jovem Werther” é um romance epistolar, ou seja, transcorre através de correspondência. Essas correspondências são enviadas por Werther ao seu amigo e também narrador Wilhelm. Nas cartas Werthernarra todas as venturas de estar apaixonado por Charlotte (Lotte) e depois as desventuras de amá-la, já que ela estava noiva de Albert, que posteriormente tornou-se seu esposo.
Um amortão grande, com certeza apresenta inúmeras consequências Werther não vendo mais sentido na vida, pois não podia ter seu amor concretizado, decide-se por sua própria morte, afinal sem o amor de Lotte avida seria como uma morte mais profunda “A natureza humana é limitada: ela suporta a alegria, a tristeza, a dor, até certo ponto; se o ultrapassar, irá sucumbir. A questão não é saber, pois, se umhomem é forte ou fraco, mas se é capaz de suportar a medida de sofrimento, moral ou físico, não importa, que lhe é imposta” (p.50).
Na época de sua publicação esta obra, foi capaz de influenciar ospensamentos de seus leitores que não era raro se suicidarem para vivenciar assim o ideário romântico que estava sendo apregoada, em outras palavras a onda de suicídios foram demasiadas naquele tempo. Semsombra de dúvida “Werther” merece ser lido e conhecido, como não ler um clássico e, ainda por cima, a obra que marcou o início de uma das escolas literárias mais difundidas internacionalmente?...
tracking img