Metodologia de geografia para deficientes visuais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2403 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CARTOGRAFIA TÁTIL E ESTÍMULO MUSICAL, POSSIBILIDADES NO ENSINO DE GEOGRAFIA PARA CRIANÇAS CEGAS .



Resumo

Baseado na Constituição de 1988 e em inúmeros documentos que a corroboram, a inclusão de pessoas com deficiência nas escolas do ensino comum é cada vez mais visível e traz consigo a necessidade de se (re) pensar as práticas educativas. Tendo em vista os pressupostos que todoindivíduo deve ter acesso ao currículo e sua permanência garantida nos espaços escolares, o estudo de metodologias específicas ao atendimento deste alunado torna-se uma demanda cada vez mais urgente, necessária e sobretudo desafiadora. Historicamente baseada na percepção visual (uso de mapas), a cartografia é um dos tema escolhido para o desenvolvimento de metodologias no trabalho com crianças cegasincluídas no quarto ano do Ensino Fundamental o outro é a música. O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de suporte metodológico aos professores que recebem estes alunos em suas salas e sentem a angústia do despreparo teórico. Com exemplos de atividades práticas e possíveis de serem realizadas em turmas de inclusão, este trabalho busca promover uma inclusão responsávelconjugada com um ensino de cartografia emancipadora, criativa e divertida.


Palavras-chave: cegueira, cartografia, inclusão e metodologia.



CEGUEIRA E CARTOGRAFIA TÁTIL

Vivemos em uma sociedade que tem a visão como o principal sentido para perceber o mundo e obter sensações consideradas mais precisas, a este fenômeno damos o nome de “visocentrismo”, isto é, a visão ocupa o topo dossentidos dos sistemas de expressão e comunicação humana.
Na escola, espaço institucionalizado e, em muitos sentidos, reflexo da sociedade que está inserida, este fenômenos não poderia ser diferente. A visão é o principal sentido para a construção do conhecimento e acesso aos conteúdos escolares, isto é facilmente verificável nas inúmeras referências visuais presentes na fala, nas metodologias,nas atividades, no uso de material impresso, nas tarefas, vídeos, imagens planas e outros recursos que enriquecem a ação pedagógica.
Neste mundo extremamente visual, vivem pessoas cegas com potencial cognitivo pleno para toda e qualquer aprendizagem, mas que se percebem limitadas, em sua grande maioria, por não terem acesso a uma linguagem mais adequada para construir sua percepção de mundo.O uso de sons, como por exemplo a fala do professor, tem sido o principal instrumento de se ensinar geografia para a criança cega, contudo tem se mostrado pouco eficiente, já que a linguagem do mundo também é constituída por silêncios, gestos e toques. Sem poder compreender estes “silêncios”, o indivíduo cego tem a percepção tátil (toque) como recurso essencial para poder mapear seu mundo e agircom autonomia perante ele.
Porém, com este sistema perceptivo só é possível se apropriar das informações fornecidas pelo ambiente de forma fragmentária e sucessiva, entrando primeiramente em contato com as partes para posteriormente criar uma ideia do todo. Quando fazemos uso da visão nosso mapeamento do espaço é simultâneo e global.
Sendo assim, independente dos recursos táteis apresentadospara os cegos, o seu tempo para reconhecimento do espaço sempre será mais lento e exigirá maior esforço mental. Daí a importância de se manter as salas de aula destes alunos sempre organizadas da mesma maneira e oferecer cada vez mais estímulos táteis para que o educando possa se apropriar do conteúdo trabalhado, já que a limitação do cego não é cognitiva, mas sim de acesso a recursos que possamfacilitar a construção mental do mundo em que está inserido.
No caso do ensino da Geografia, a cartografia tátil vem ao encontro das particularidades que compõem a forma de aprendizagem de um aluno cego. Ela se apresenta como recurso fundamental para que este indivíduo seja inserido na sociedade, pois por meio de mapas o aluno cego poderá explorar todos os cantos de sua casa, bairro, cidade e,...
tracking img