Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (763 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA DO LIVRO VII “A REPÚBLICA” DE PLATÃO


Em A República, temos um grupo de amigos, dentre eles o filósofo Sócrates, dois irmãos de Platão – Glauco e Adimanto – e vários outrospersonagens, que serão provocados pelo mestre.
Primeiramente irei começar falando dos personagens do livro são eles Sócrates, Glauco, Polemarco, Trasímaco, Adimanto e Céfalo os que compõem a obra ARepública, sendo certo que é necessário para entender a obra de Platão, fazer, inicialmente, uma breve apresentação destes.

Sócrates – É a principal figura, é o meio pelo qual Platão expõe as suas própriasideias. Nasceu em Atenas, provavelmente no ano de 470 AC e tornou-se um dos principais pensadores da Grécia Antiga. Sócrates encontra com os outros personagens em Pireu, onde se dirigia para orar everificar as festividades que ali ocorria. A discussão é realizada na residência de Polemarco, que é irmão de Lísias e Eutidemos, filhos do velho Céfalo.


Glauco e Adimanto – são dois irmãos dePlatão. Não são sofistas, são jovens da elite ateniense.

Polemarco - Filho mais velho de Céfalo.


Céfalo - Nasceu em Siracusa, logo, era meteco, instalou-se em Atenas e depois de trinta anos ficourico com uma fábrica de escudos. Porém, foi desapropriado pelos “Trinta Tiranos”. Céfalo sempre convida Sócrates para ir a casa para debater com seus filhos.


Trasímaco - é um famoso sofista. Suaespecialidade é a dialética. Define justiça como sendo a conveniência dos mais poderosos.

O livro A República trata-se de um diálogo, escrito por Platão, o discípulo de Sócrates. As idéiasapresentadas por ele era o sonho de uma vida harmônica e fraterna, que dominasse para sempre o caos da realidade. Com isso servirão, ao longo dos tempos, como a ideia inspiradora da maioria dos movimentosde reforma social que desde então a humanidade conheceu.
Este livro é o mais importante de Platão, pois nele ele coloca as suas principais idéias.
A República começa com um sofista,...
tracking img