Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2519 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha




OS DESAFIOS DA INCLUSÃO DIANTE DE UMA REALIDADE ESCOLAR

Faculdade Adventista de Hortolândia – UNASP

Pesquisa e Prática Pedagógica - Prof. Dra. Rita de Fátima
Pedagogia – 2° Semestre B
Bruna Karolina, Cleyton Silva, Helaine Emerick, Luiz Fernando, Thamíris D’Amico
Verlini Emerick e Weveley Roberta

Hortolândia
2011

Atualmente muito tem se discutido, sobreinclusão social e educacional. A intenção deste estudo é provocar uma reflexão e analise a respeito deste assunto tão complexo e debatido no meio em que vivemos. A inclusão esta sendo uma tarefa muito difícil para os professores, gestores e também familiares dos alunos com deficiência, pois falar deste termo, inclusão, traz opiniões e conceitos diferentes sobre uma educação diversificada.
A inclusão éum grande desafio que esta sendo melhorado na medida do possível. Tem se estudado, pesquisado e procurado da melhor maneira possível, fazer uma inclusão de sucesso pleno que abranja todos os alunos com algum tipo de deficiência. O que faz com que cada aluno tenha um aprendizado diferente uns dos outros é o ambiente familiar que é aonde vem os seus conhecimentos de realidade e caráter.
Mas temosque pensar que para que a inclusão se efetue, não basta estar garantido na legislação, mas demanda modificações profundas e importantes no sistema e ensino. Essas mudanças deverão levar em conta o contexto sócio econômico, além de serem gradativos planejados e continuo para garantir uma educação de ótima qualidade. (BUENO, 1998 apud PEREIRA, 2008).

A mudança do aluno incluso também não é fácil, oaluno tem que se mostrar preparado, ou seja, se adaptar assim mostrando se integrar, e dando esse primeiro passo, o professor deve se preparar e mudar de acordo com o aluno com deficiência, para poder recebê-lo e assim então iniciar o aprendizado.
Jamais haverá inclusão se a sociedade se sentir no direito de escolher quais os deficientes poderão ser incluídos. É preciso que as pessoas falem porsi mesmas, pois sabem do que precisam de suas expectativas e dificuldades como qualquer cidadão. Mas não basta ouvi-los, é necessário propor e desenvolver ações que venham modificar e orientar as formas e se pensar na própria inclusão. (PEREIRA, 2008).
A realidade com que nos deparamos é de que os professores e direções procuram por soluções que de fato não existem, algo que possa resolver deuma maneira rápida e eficaz para lidar com um aluno com deficiência. Os professores ao se depararem com essas situações acabam-se enfraquecendo e recebendo ajuda de um profissional da área da saúde, assim também o aluno continua excluído, trazendo dificuldades à proposta de inclusão. Percebemos então o tamanho despreparo para atender melhor o aluno especial, mostram que ainda existem váriasdúvidas: como, porque, aonde e quando, coisas que são fundamentais para que o aluno se desenvolva. Uma pesquisa realizada pelo IBGE/ 2000 registra 1.602.606 crianças e adolescentes com deficiência, na faixa etária dos 7 aos 14 anos , conforme o Censo Escolar de 2004 , são 365.343 alunos matriculados no ensino fundamental , representando um acesso de apenas 22,8% nesta etapa do ensino obrigatório, eoutra pesquisa realizada pelo INEP mostra que os alunos que informaram ser portador de problema mental, permanente, total ou grande dificuldade de enxergar mesmo com o uso de óculos ou lentes de contato, ou grande dificuldade permanente de ouvir, mesmo com o uso do aparelho auditivo e paralisia. (Tetraplégica ou quadriplégica), identificou 440.880 crianças e adolescentes com deficiência na faixaetária dos 07 aos 17 anos, considerando a matrícula de 365.343 alunos, representa um acesso de 82,9% nas matrículas no ensino Fundamental. Isso mostra que não há o cumprimento do direito de todos à educação e a discriminação ainda presente no contexto educacional brasileiro. E para que as pessoas com deficiência possam estudar alguns métodos são utilizados pela família como ´´ não desistir da...
tracking img