Sociedades tribais e feudais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (355 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sociedades Tribais.
São diferenciadas em muitos aspectos, mas em geral, não são estruturadas pela atividade em que nossa sociedade chamamos de trabalho. Não há a divisão do trabalho (todos fazemquase tudo) e as atividades relacionadas à obtenção do que as pessoas necessitam para se manter estão associadas aos ritos e mitos, ao sistema de parentesco, às festas etc. 
A organização das atividadesacontece pela divisão das tarefas,. pela idade e sexo. Vários analistas, durante muito tempo, classificaram as sociedades tribais como de economia de subsistência e de técnica rudimentar, passando aideia equivocada de que elas viveriam em um estado de pobreza. Hoje muitas delas dispõem de áreas restritas para viver mas antes do contato com o mundo civilizado, a maioria das tribos vivia em áreasonde a caça, pesca e vários outros alimentos eram abundantes. 
De acordo com o antropólogo Marshall Sahlins, os membros dessas sociedades tinham suas necessidades materiais e sociais atendidas ededicavam um mínimo de horas ao trabalho. 







Sociedades Feudais
Assim como no mundo greco-romano, nas sociedades feudais também existiam aqueles que trabalhavam e aqueles que viviam dotrabalho dos outros. Como principal meio de produção tinha a terra. Os trabalhadores tinham direito a usufruto e ocupação, mas não o direito à propriedade. Muitos trabalhavam em regime de servidão, no qualnão gozavam de plena liberdade, mas não eram escravos. E assim se estabelecia um sistema de deveres do servo para com o senhor e deste para com aquele. 
Além de cultivar as terras a eles destinadas,o servo era obrigado a trabalhar nas terras do senhor, contrução e manutenção de pontes e estradas (Essa obrigação se chamava Corveia). Devia-se ao senhor a talha, uma taxa que se pagava sobre tudo oque se produzia na terra e atingia todas as categorias dependentes. Outra obrigação eram as banalidades, pagas pelo uso do moinho, forno, tonéis de cerveja e pelo fato de residir na aldeia.
Apesar...
tracking img