Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (975 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS – UEA
ESCOLA NORMAL SUPERIOR
CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS – LÍNGUA PORTUGUESA

DAIANY CAVALCANTE RIBEIRO

TEXTOS DISSERTATIVOS: O ATENEU

Manaus/2011DAIANY CAVALCANTE RIBEIRO


TEXTOS DISSERTATIVOS: O ATENEU

Trabalho apresentado para obtenção de nota da Avaliação Parcial I, na disciplina de Literatura Brasileira II, turma LM10, matutino, docurso de Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa da Universidade do Estado do Amazonas – UEA.
Prof.: Allison Leão

Manaus/2011
O ATENEU

MÁRIO DE ANDRADE - 1941


Segundo Mário deAndrade, a obra O Ateneu escrita por Raul Pompéia, trata-se de uma vingança motivada pela experiência amarga que vivenciou nos conturbados anos de internamento no colégio Abílio. Andrade critica que aoinvés de Pompéia contar uma história, preocupa-se em relatar de forma absurda uma seqüência de impressões e sensações experimentadas por ele de modo a serem as lembranças mais nítidas em sua memória.Neste contexto, para Mário de Andrade, Raul Pompéia e Sérgio são a mesma pessoa, sendo a obra o instrumento com o qual Pompéia vinga-se da sociedade que o maltratou.
Em seu ensaio crítico, Andradenão poupou suas palavras agressivas ao tratar da forma como Raul Pompéia fez da vida de Sérgio, o protagonista, uma representação dramática de terror e piedade sem considerar nenhum outro aspecto,talvez até mais relevante na vida do escritor. Também é interessante observar, a curiosidade do autor em relação ao respeito que Pompéia tem com o pai e por este não manifestar nenhuma mágoa por ter sidoimpetuosamente confinado naquele internato. O Ateneu, não consegue ir além da teoria de que a finalidade exclusiva da criação de Pompéia teria sido a vingança.
Entretanto, apesar da evidente aantipatia pela personalidade de Raul Pompéia, o próprio Mário reconhece na obra de Pompéia uma obra prima, como poucas do cenário da literatura brasileira. O Ateneu traz para a literatura...
tracking img