Controladoria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1281 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Controladoria


A Controladoria é um segmento da Contabilidade, mas também pode ser definida como ramo da Administração, dependendo do enfoque dado pelos gestores e contadores, responsáveis pelo suprimento de informações aos tomadores de decisão. A Controladoria tem como funções principais exercer os controles contábeis, financeiros, orçamentários, operacionais e patrimoniais dainstituição. Com sua visão ampla e generalista, o controller influencia e assessora todos os outros departamentos da empresa, onde as informações são geradas e colocadas à disposição dos executivos para a tomada de decisões. Devido a esse fato, ela pode ser dividida didaticamente em Controladoria Administrativa e Controladoria Contábil, mas na prática profissional isso não é muito comum pois ambas aspartes costumam ficar sob a égide de um único gestor (controller ou controlador). Por fim, veremos que o Controller é a coesão do Contador e do Administrador, que tem por objetivo reduzir custos e maximizar os lucros, usando as práticas contábeis, aliada às formas de gerenciamento administrativas.
Ainda do ponto de vista contábil, devido a esse relacionamento estreito com a Administração, aControladoria pode ser considerada como pertencente ao ramo especializado da Contabilidade administrativa.


















As Funções do Controller


Tradicionalmente, o controller não ocupa posição hierárquica de comando, mas de staff junto ao mais alto nível de uma organização, prestando serviços de gestão de informações para apoio ao processo decisório eacompanhando a evolução das atividades da empresa. É um profissional que conhece profundamente a empresa e o negócio em que ela atua.
Este profissional deve ter uma visão voltada ao futuro das atividades da companhia, fazendo um balanço entre o planejamento administrativo definido no passado e os eventos que ocorrem no presente, destacando as implicações dos eventuais desvios no futuro daempresa. É do controller a responsabilidade pelo planejamento e implantação de um sistema de informações adequado aos diversos níveis da companhia.
Nos tempos atuais, de avanços tecnológicos acelerados e de ciclos de mudança cada vez menores, aliados às constantes modificações nas legislações que ocorrem-nos diversos mercados em que as empresas atuam, o controller deve ser um profissionalmultifuncional, com conhecimento e experiências nas áreas contábil, financeira e administrativa.
Formalmente, o controller deve apresentar formação em contabilidade, com conhecimentos avançados em sistemas de informações gerenciais, tecnologia da informação, aspectos legais dos negócios e visão empresarial, métodos quantitativos de análise de informação e processos de produção de bens e serviços.O Controller é o profissional que gerência uma série de atividades chave na empresa, monitora os ativos e entrega os demonstrativos financeiros. Fator chave diz respeito à alta necessidade de ser o Controller preparado para exercer uma interação ampla com os vários departamentos da empresa.
Por outro lado o Controller tem um fundamental papel de coordenar uma equipe capacitada epreparada para fazer face às modernas atribuições da função contábil.
Em entrevista ao Sr. José Bahia, Controller Latin América da LSG Skychefs do Brasil, empresa multinacional alemã, líder mundial no seguimento de “catering” aéreo, complementou com as seguintes informações:
“ O Controller no exercício de suas funções principais, além do conhecimento técnico que lhe é exigido, como,planejamento e controle, área tributária, mercado financeiro, contabilidade, orçamento empresarial e outras, este profissional deve também ter a habilidade necessária para a formação de talentos profissionais, treinando, capacitando e mostrando horizontes e perspectivas para os que com ele trabalham.”


Missão da Controladoria




Assegurar a Otimização do Resultado Econômico da Organização....
tracking img