Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1357 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha

Hunter, James C. O monge e o Executivo: uma história sobre a essência da liderança. Editora Sextante, Rio de Janeiro. 2004.

James C. Hunter é consultor-chefe da empresa J.D. Hunter Associates, LLC, uma empresa estadunidense de consultoria na área de RH e treinamento fundado em 1985. Lastreado com mais de 20 anos de experiência profissional, Hunter, além de consultor, tornou-setambém instrutor e palestrante, principalmente na área de liderança funcional e organização de grupos comunitários.

O livro O Monge e o Executivo de James C. Hunter fala sobre a importância da liderança e do bom relacionamento entre líder e empregados, tendo como premissa o paradoxo “para liderar você precisa servir”. A história fala de John Daily, um homem de negócios bem-sucedido, casado, pai, queaos poucos vê sua vida declinar, passando por dificuldades tanto em sua vida familiar quanto profissional. Por insistência da sua esposa, John procura um pastor que lhe recomenda que participasse de um retiro sobre liderança em um mosteiro chamado João da Cruz, comandado pelo frade Leonard Hoffman, conhecido como Simeão, a quem John admirava muito. Ao final do retiro John percebe o quanto haveriade mudar e aprende a ser um líder de sucesso, mudando a sua vida.

No primeiro capítulo, As Definições, John encontra-se com Leonard Hoffman, com o qual procura sempre estabelecer contato. Além de John, participam do seminário mais cinco companheiros. Em seus encontros, Simeão, passa a ideia de liderança e evidencia as diferenças entre autoridade e poder, onde o verdadeiro líder nunca exerce seu“poder” e sim sua autoridade. Em seguida concluiu dizendo que a chave para concluir a liderança é executar as tarefas enquanto se constroem os relacionamentos que serão mantidos a partir da confiança. Já no segundo capítulo, O Velho Paradigma, Simeão diz para John que ele precisa ouvir mais as pessoas e que não são as coisas materiais que nos trazem alegria, que os prazeres da vida são totalmentegrátis. Na aula, Simeão mostra a necessidade de identificar os velhos paradigmas e a importância de ir em busca dos novos; fala da diferença do antigo estilo piramidal de administração (do vértice para baixo), preocupados em satisfazer a alta hierarquia e o novo paradigma baseado na liderança servidora com o foco no cliente. Outro ponto é a diferença entre satisfazer vontades e necessidades. Olíder deve estar preocupado em satisfazer as necessidades dando condições e incentivo para as pessoas se tornarem melhores do que podem ser.
No capitulo três, O Modelo, Simeão afirma que para ele um dos maiores líderes de todos os tempos foi Jesus Cristo devido a sua influência (autoridade) e pelo fato dele não ter utilizado o poder, pelo contrário, Jesus serviu e se sacrificou pelos outros. Outrosexemplos foram citados, como Gandhi e Martin Luther King. A partir disto é formulado um modelo de liderança que se inicia com: liderança (influência); autoridade; serviço e sacrifício; amor e vontade. A liderança se baseia em autoridade que é obtida através de serviço e sacrifícios. Para você servir é necessário amar, ou seja, ter vontade de satisfazer as necessidades, harmonizando nossasintenções com as nossas ações.
No capítulo quatro, O Verbo, é abordada inicialmente a relação entre a liderança e a religiosidade no que diz respeito ao amor Ágape, baseado no comportamento com os outros, na caridade e serviço. Simeão colocou no quadro pontos importantes para se alcançar este amor (paciência, bondade, humildade, respeito, abnegação, perdão, honestidade e compromisso) e os assemelhou acomportamentos feitos em aulas anteriores. Ele ainda articulou que dentre os comportamentos citados o mais importante era o compromisso, pois é através do comprometimento com as pessoas que o líder exercerá sua autoridade. Em seguida no capítulo cinco, O Ambiente, é abordado à relevância de se criar um ambiente saudável para o crescimento e terem êxito. Ele compara o ambiente com um jardim que...
tracking img