Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1160 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de fevereiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha de texto elaborada por Daniele Aparecida Lopes Ribeiro, aluna do 7º Período de Administração, da Faculdade Brasil Central, sobre o texto “Os Cinco Ps para Estratégica” de Henry Mintzberg.

Resenha de Texto: Os Cinco Ps para Estratégia 1. Introdução
A palavra estratégia há tempos vem sendo usada implicitamente de diferentes maneiras, ainda que tradicionalmente tenha sido definida de umaúnica forma. Assim, apresentamos aqui as cinco definições de estratégia, como: plano, pretexto, padrão, posição e perspectiva – e depois consideraremos algumas de suas interrelações.

1.1 Estratégia como Plano

Estratégia é um Plano – algum tipo de curso de ação conscientemente pretendido, uma diretriz (ou conjunto de diretrizes) para lidar com a situação. Por essa definição, as estratégiastêm duas características essenciais: São criadas antes das ações às quais vão se aplicar e são desenvolvidas consciente e propositalmente. Como planos, as estratégias podem ser gerais ou específicas. Como plano, uma estratégia também pode ser um Pretexto, realmente apenas uma “Manobra” específica para superar um oponente ou concorrente. Aqui a estratégia real (como plano, ou seja, a intenção real) éa ameaça, não a expansão em si, e, como tal, é um pretexto.

1.2 Estratégia como Padrão
Definir estratégia como um plano não é suficiente, também precisamos de uma definição que englobe o comportamento resultante. Assim, propõe-se uma terceira definição: Estratégia é um padrão – especificamente, um padrão em uma corrente de ações (Mintzberg e Waters, 1985). Em outras palavras, por essadefinição, estratégia é consistência no comportamento, pretendida ou não. As definições de estratégia como plano e padrão podem ser muito independentes uma das outra: planos podem não se realizar, enquanto que padrões podem aparecer sem ser preconcebidos. Se rotulamos a primeira definição como estratégia pretendida e a segunda como estratégia realizada, podemos distinguir estratégias deliberadas, nas quaisas intenções que existiam previamente foram realizadas, das estratégias emergentes,

nas quais os modelos se desenvolveram sem intenções, ou apesar delas (que se tornaram não realizadas).

1.2.1 Estratégias sobre o quê?
Rotular estratégias como planos ou padrões também levanta uma questão básica: estratégias sobre o quê? Muitos escritores respondem discutindo a disposição dos recursos, masas questão permanece: que recursos e para que finalidade? Como a palavra foi colocada em uso pelos militares, “estratégia” refere-se a coisas importantes, “táticas” para os detalhes. O problema é que, fazendo uma retrospectiva, detalhes algumas vezes podem provar ser “estratégicos”. Rumelt (1980) observa que “as estratégias de uma pessoa são as táticas de outras – ou seja, o que é estratégicodepende de onde você está”. Também depende de quando você está, o que parece tático hoje pode vir a ser estratégico amanhã. O ponto é que não se deve usar rótulos para indicar que algumas questões são inevitavelmente mais importantes do que outros. Dessa forma, a resposta à pergunta “ a que se refere a estratégia” é: potencialmente a tudo. Refere-se a produtos e processos, clientes e cidadãos,responsabilidades sociais e interesses próprios, controle e cor.

1.3 Estratégia como Posição
A quarta definição é que estratégia é uma posição – especificamente, um meio de localizar uma organização naquilo que os teóricos organizacionais gostam de chamar de “ambiente”. Por essa definição, estratégica torna-se a força mediadora – ou a “combinação”, segundo Hofer e Schendel ( 1978:4) – entreorganização e ambiente, ou seja, entre o contexto interno e o externo. Em termos ecológicos, estratégica tornase um “nicho”, em termos econômicos, um local que gera “renda” [Bowman, 1974:47], em termos administrativos, um”domínio” de produto-mercado (Thompson, 1967), o local no ambiente onde os recursos estão concentrados. “Estratégia é criar situações para rendas econômicas e encontrar formas de...
tracking img