Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (508 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Cultura Amazônica e as Trocas Simbólicas

Na Amazônia, pode-se diferenciar dois grandes espaços sociais tradicionais da cultura, cada qual assinalado por características bem-definidas,mas também marcados por forte articulação mútua,que se processa em decorrência de procedimentos próprios ao desenvolvimento regional:o espaço da cultura urbana e o da cultura rural .A cultura urbana seexpressa na vida das cidades,principalmente naquelas de porte médio e nas capitais dos estados da região.No ambiente rural, especialmente ribeirinho, a cultura mantém sua expressão mais tradicional,mais ligada á conservação dos valores decorrentes de sua história.
O cotidiano de cada ribeirinho é intrinsecamente ligado á água.O trabalho, na época das cheias dos rios e lagos, fica restrito ápesca e aos plantios em jiraus. A visita rotineira aos vizinhos ,antes , era realizada a pé. Nessa época do ano, é feita de canoa ou através das pontes de tábuas construídas entre as casas e dessaspara o porto de cada família ribeirinha.
De acordo com Bachelard, a imigração é essencialmente aberta, evasiva. ``É ela no psiquismo humano, a própria experiência da abertura, a própria experiência denovidade. Como proclama Blake : `` A imigração não é um estado é a própria existência humana``.
Dessa maneira, compondo e combinando os diferentes aspectos inerentes ao cotidianocaboclo-ribeirinho, expondo características que fazem dos caboclos-ribeirinhos do rio Amazonas,homens,mulheres e crianças,pessoas com um etbos aquáticos, características que já vem sendo trabalhada.
Há uma divisãoclara entre dois espaços sociais fundamentais que dividem a vida social ribeirinha : o mundo da casa e o mundo do rio – onde estão ,teoricamente o trabalho, o movimento ,o lúdico,a surpresa ,atentação.
Da Matta (1999)fala da rotina de uma cidade brasileira, utilizando a casa e a rua como categorias fundantes dessa rotina ,sendo a casa como espaço privado e a rua como espaço publico.Para...
tracking img