Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4460 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
COMPORTAMENTO ALIMENTAR FEMININO | 117

ENSAIO | ESSAY

Mídia e subjetividade: impacto no comportamento alimentar feminino

Media and subjectivity: impact on female feeding behavior
Angela ANDRADE1 Maria Lúcia Magalhães BOSI 2

RESUMO
Este ensaio analisa alguns dos subprodutos do processo de globalização, tais como a massificação e a importação de modelos culturais hegemônicos, os quaisdestituem o homem do sentimento de pertença a grupos humanos e invadem seu universo simbólico, expropriando o centro de referência cultural balizador do psiquismo humano. Nessa fratura desalojadora de significação humana e que se sustentam algumas doenças modernas e emergentes, como os Transtornos do Comportamento Alimentar, problemática que se expressa no campo da Saúde Pública como uma epidemiasilenciosa e simbólica, nesta virada de milênio. Termos de indexação: alimentação, nutrição, conduta na alimentação, saúde pública, transtornos do comportamento alimentar.

ABSTRACT
This essay analyzes some of the by-products of the process of globalization, such as the massification and the importation of hegemonic cultural models, which strip man of the feeling of belonging to human groupsand invade his symbolic universe. This condition expropriates the cultural point of reference that forms the basis and structures the human psyche, causing generalized distress. This fracture dislocates the human identity and sustains some modern and emerging diseases, such as feeding behavior disorders. This problem is expressed in the area of Public Health as a silent and symbolic epidemic at theturn of the millennium. Index terms: feed, nutrition, feeding behavior, public health, feeding behavior disorders.
1

2

Departamento de Saúde Comunitária, Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Ceará. R. Prof. Costa Mendes, 1608, 5 o andar, 60430-140, Rodolfo Teófilo, CE, Brasil. Correspondência para/Correspondence to: A. ANDRADE. E-mail: angelaandrade@uol.com.br Núcleo de Estudosem Saúde Coletiva, Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Rev. Nutr., Campinas, 16(1):117-125, jan./mar., 2003

Revista de Nutrição

118

|

A. ANDRADE & M.L.M. BOSI

INTRODUÇÃO Estamos vivenciando o início de um novo milênio, testemunhando a chamada Terceira Revolução Industrial, época de grandes e profundas transições, estruturalmente vinculada àglobalização, que impulsiona países como o Brasil a aderir à comunidade internacional, de modo a garantir sua sobrevivência em uma economia globalizada, na qual as regras do mercado são estabelecidas pelos grandes conglomerados financeiros. Rattner (1995) descreve as origens dessas megatendências e deposita as forças mais ativas e poderosas do processo da globalização na voracidade do capitaltransnacionalizado, acumulativo e especulativo que cresce estrategicamente, garantindo, com este movimento predatório, altas taxas de lucratividade e a acumulação de 40% de toda a riqueza mundial. Desse modo, elites se tornam cada vez mais poderosas enquanto os pobres se vêem excluídos do sistema e dos benefícios sociais básicos, dentre eles, o acesso aos serviços de saúde, trabalho, educação, lazer. Apesar dasmuitas mudanças verificadas no Brasil, nas últimas décadas, uma realidade se mantém estável: o país continua sendo caracterizado por ter uma distribuição de renda das mais desiguais do mundo. Segundo Rigotto (1998), esse cenário, longe de estar restrito ao plano econômico, envolve as esferas política e cultural, acarretando a diluição de fronteiras e enfraquecendo o Estado Nacional.
Claro está que aReestruturação Produtiva é um processo econômico, político e cultural em curso, de grande dinamismo e alta complexidade, que acontece em escala planetária em ritmo intenso, exigindo a inserção de todos. Estruturalmente vinculada à Globalização, estes dois processos têm sido conduzidos pelas forças hegemônicas a nível internacional, representando a mais recente configuração do capitalismo - a...
tracking img