Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1838 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O tema deste trabalho “a repercussão do estado novo em Sergipe” surgiu a partir de uma exigência da professora Mônica para que ele contribuísse para uma nota em sua disciplina.
O período do estado novo em Sergipe foi marcado por três governos: Milton de Azevedo, Erodines de Carvalho e Augusto Maynard Gomes, que ficou no poder até o fim do regime ditatorial.
Em dezembro de 1937Getulio Vargas deu um golpe fechando o Congresso, enquanto canhões atacavam o palácio Tiradentes, assim o país entrava em uma nova fase.
Em Sergipe desaparecia o poder Legislativo e o governo de Erodines de carvalho passava a ser interventor. Dentre as primeiras medidas tomadas por ele destacou-se o acerto de contas com os adversários.
Esse trabalho contribuirá para que a história de Sergipe venhaa se tornar mais conhecida e compreendida por todos.

1- ESTADO NOVO NO BRASIL

1.1 COMO TEVE INICIO

A ditadura Vargas, ou estado Novo, durou oito anos. Começou com o golpe de 10 de novembro de 1937 e estendeu se até 29 de outubro de 1945, quando Getúlio foi deposto pelos militares. O poder era centralizado no executivo e crescia a ação intervencionista do estado.
O estado novo foimarcado por prisões arbitrarias torturas e assassinatos de presos políticos e deportação de estrangeiros. O que garantia a permanência de Vargas no poder foi à divulgação de um falso plano de ação comunista para assumir o poder no Brasil. Chamado de Plano Cohen, o falso plano serviu de pretexto para o golpe de 10 de novembro de 1937, decretando o fechamento do congresso Nacional.
1.2 Características:O período da ditadura Vargas, apresentou as seguintes características: intervencionismo do estado na economia e na sociedade é uma centralização política nas mãos do executivo, anulando o federalismo republicano. O estado Novo era apoiado pelas classes medias e por amplos setores das burguesias agrárias e industriais.
Em dezembro de 1939 foi criado o departamento de imprensa e propaganda dogoverno e pela produção do programa Hora Do Brasil. O DIP publicava editorias exaltando o espírito conciliador do ditador.
Dois anos depois de instalada a ditadura Vargas começou a Segunda Guerra Mundial.
Apesar das afinidades do Estado Novo com o fascismo, o Brasil manteu- se neutro nos três primeiros anos da guerra. Vargas aproveitou-se das vantagens oferecidas pelas potencias sem romper relaçõesdiplomáticas com os países do eixo - Alemanha, Itália e Japão – e conseguiu que os Estados Unidos financiassem a siderúrgica de Volta Redonda.

2-ESTADO NOVO EM SERGIPE

2.1 INTERVENTORIA DE ERODINES DE CARVALHO

Em Aracaju ,em 1938,Getulio Vargas ganhou nome na praça, na zona sul da cidade, pois era, na verdade, uma homenagem ao político, revolucionário, governante, mas o seu modelopolítico aniversariava. O monumento da Praça Getulio Vargas, mais conhecida como Praça do Mini Golfe, foi inaugurado para celebrar o Estado Novo, no seu primeiro ano de vigência.
Em Sergipe o Estado Novo foi preenchido pelo governo de três interventores no governo do estado. Erodines de Carvalho que ficou no governo até julho de 1941. O capitão Milton Azevedo o substituiu e dirigiu o estado até 1942,quando Maynard voltou ao poder.
Em 1939 o interventor Erodines de Carvalho põe no ar a emissora de rádio do departamento de propaganda e divulgação ,também denominada radio palácio do governo ,mais tarde nomeada rádio difusora de Sergipe .
Dentre as primeiras medidas de sua interventoria detacou-se o acerto de contas com adversários. Deflagrou a derrubada de todos os chefes de executivo que nãoeram de sua confiança, aposentou civil, reformou militares e substituiu-os por clientes ou correligionários .Entre os mais privilegiados estavam os senhores do açúcar .
A interventoria de Erodines de Carvalho pôde realizar varias obras entre as quais se destacam ,o Palácio Serigiry ,hospital infantil ,casa para psicopatas e um centro para menores abandonados e delinqüentes .Alem dessas...
tracking img