Resenha - o trono de vidro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1202 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
OLINTO, Antonio; Trono de vidro – Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007. 406p. : - (Trilogia Alma da África; v. 3)




Antonio Olyntho Marques da Rocha, 1919 nasceu em Ubá, e foi batizado no Piau, Minas Gerais, estudou Filosofia e Teologia nos seminários católicos de Campos, Belo Horizonte e São Paulo. Tendo desistido de ser padre, foi durante 10 anos professor de Latim, Português, Históriada Literatura, Francês, Inglês e História da Civilização, em colégios do Rio de Janeiro. Nomeado Adido Cultural em Lagos, Nigéria, pelo governo parlamentarista de 1962, em quase três anos de atividade, fez cerca de 120 conferências na África Ocidental, promoveu uma grande exposição de pintura brasileira sobre motivos afro-brasileiros, colaborou em revistas nigerianas, enfronhou-se nos assuntos denova África independente e, como resultado, escreveu uma trilogia de romances - "A Casa da Água", "O Rei de Keto" e "Trono de Vidro"
O presente trabalho trata-se de uma resenha do livro Trono de Vidro, onde o autor relata a vida da jovem “Mariana”, que aos 25 anos de idade, devido à morte de seu pai em 1968, o ex-presidente da República Sebastian Silva, do Zorei, sente-se forçada aretornar a sua cidade natal, devido às injustiças impostas pelo governo da época e também retomar os ideais de seu pai, ou seja, o processo de descolonização africana, que o autor descreve como movimento do Sebastianismo.
Nesse sentido, o autor no livro Brasileiro na África relata:
Somos um grupo grande, de homens de toda a África que, falando francês como nós, estão em Parispreparando a autonomia. (...) Temos em Paris um movimento, chamado Présence Africaine, que luta em favor da consciência da gente negra, e nele estão africanos como Senghor e D’Arboussier, e não africanos como Césaire, que é das Antilhas, e Damas, que é da Guiana, numa permanente campanha em prol dos povos colonizados. (OLINTO, p. 325).

Para melhor entendimento, o autor dividiu sua obra emtrês partes, que foram apresentadas em forma de diálogo, onde mistura personagens ficcionais com personagens históricos. A primeira, a Esperada o autor narra sobre as expectativas para o retorno da jovem Mariana para Zorei e ainda sobre as crenças africanas.
Segundo dialogo descrito pelo autor, entre Mariana e sua avó, que foi protagonista do primeiro livro da trilogia A Casa da Água que tambémse chamava Mariana, mostra porque uma jovem com apenas 25 anos de idade resolve retornar a cidade onde nascera. Para tanto, o autor descreve toda essa experiência, que começa por uma reflexão; ou seja, “retiro espiritual”, onde a jovem sentia-se mais perto dos Deuses Africanos, (deus do sol, da água, do vento, do ar), e ali adquiria forças e orientações para ordenar seus pensamentos e as decisõesa serem tomadas, como cita o autor:
Mariana (...) entrou com a neta no quarto de Xangô, mostrou-a aos orixás, ó deuses de cada coisa, do vento, da água, do fogo, da saúde, da doença, das folhas, que a menina cresça livre e forte, que tenha a proteção de todos, que seja boa e saiba resistir aos sofrimentos, que ame a vida, que ame a vida, que ame a vida. (OLINTO A Casa da Águap.337)

É interessante a ressalva do autor sobre a política africana, fato este que é relatado a partir do momento em que a criança vivencia a morte do pai, e é acometida por constantes lembranças ao longo de sua vida, sentindo-se ela “obrigada” a assumir o cargo de presidente quando adulta e lutar pela liberdade de seu povo.
Olinto aborda também a importância dos nomes pessoais seremtransformados em nomes de deuses, pressupondo que esta ligação obedeceria aos critérios políticos e culturais do país. Acredita-se que quão mais tivesse ligação do nome ao sincretismo do bem, os indivíduos obteria melhores feitos.
Dessa forma o autor, conclui a primeira parte, mostrando o misticismo do povo africano que na maioria das vezes, o senso comum, formado pelo conjunto de...
tracking img