Sociologia organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1200 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SOCIOLOGIA ORGANIZACIONAL
Inicialmente, é importante conceituar Sociologia e Organização. Sociologia é a ciência que estuda a vida social humana e Organização é uma unidade social artificialmente criada e estruturada, continuamente alterada para se manter no tempo, e com a função de atingir resultados específicos que satisfaçam as necessidades de clientes existentes na sociedade e, as de seusparticipantes.
A organização precisa que alguém a planeje, opere e estruture, coordenando o trabalho de seus membros, para que resultados concretos sejam obtidos. Para gerenciá-las são nomeados funcionários que são preparados para assumir cargos de chefia e que para serem eficientes precisam conhecer os processos que direcionam seus comportamentos. O gigantismo das empresas exigem umprofissional com conhecimentos teóricos e práticos para administrá-los. Todavia, não basta ser um especialista em planejamento, estruturação e desenvolvimento organizacional. É necessário, também, entender os comportamentos da sociedade de pessoas que é a organização. Para isso, o Administrador pode utilizar as explicações dadas pelas Ciências Sociais, como Psicologia, Antropologia e uma que mais nos dizrespeito, a Sociologia. Esta explicita as causas de fenômenos sociais, quando o administrador necessita de prescrições para atuar em seu dia-a-dia. Por isso, é preciso que haja uma ponte que interligue essa ciência com a prática que é a Sociologia Aplicada à Administração. Uma ponte precisa de bases sólidas em ambas as margens, razão pela qual foi construído um primeiro pilar no lado daAdministração, este como uma sucessão de análises e sínteses da coletividade que é a organização, tendo por base a metodologia de sistemas.
Conceitos relacionados a cultura tambem foram considerados indispensáves para tratar do assunto. Cultura é o conjunto de características que diferenciam sociedades entre si, Subculturas são ramificações da cultura de uma sociedade. Nas organizações formam-se culturas esubculturas. A cultura da sociedade influencia a cultura das organizações e formam também as subculturas. Os comportamentos do Homem em sociedade tendem a tornar-se uniformizados por fatores que, em seu conjunto, foram denominados “cultura”. O mesmo fenômeno ocorre nas empresas, repartições públicas, escolas etc., de sorte que o administrador, conhecendo as causas que modelam a cultura, ficacapacitado a melhor administrar os compromissos coletivos. Para se aplicar mais facilmente o conceito de cultura, convém dividí-la em seus componentes tecnologia, preceitos e expressão de sentimentos. São três variáveis e constituem o 2º pilar da ponte que interliga a Sociologia à Administração.
Desde o início do séc. XX, sociólogos deram muita importância a certos fenômenos sociais, como: cooperação,competição, conflito, acomodação e muitos outros, rotulados de processos sociais. Para o Administrador é importante conhecer tais fenômenos porque influenciam na produtividade e contribuem para as mudanças organizacionais. Esses e outros comportamentos coletivos não decorrem de características inatas de um tipo ou raça de indivíduos e sim da aprendizagem ocorrida desde a infância em seu ambientecultural, dentro do processo que a Sociologia denominou de “Socialização”. Por causa do processo de socialização, os vários objetivos pessoais que levam os indivíduos a buscar satisfazê-los, participando das organizações, variam conforme o tipo de influência da família e da sociedade em que nasceram e cresceram. A crença do que significa o trabalho para indivíduos com diferentes culturas esubculturas. Tal fato deve ser entendido pelo Administrador, que tem por função conseguir resultados que satisfaçam clientes e dar condições para que os participantes trabalhem satisfeitos por obterem na organização aquilo que pretendem, desde que sejam produtivos.
Os processos sociais inicia-se com a socialização a que o indivíduo é submetido dentro de sua classe social. Conforme as características...
tracking img