Diagnostico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6201 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DIAGNÓSTICO: UM MODELO E SEUS FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO

Por: Antonio Francisco Domingues Loriggio



INTRODUÇÃO

Temos percebido atualmente em todo o mundo, uma busca frenética por maior qualidade, maior produtividade, menores custos, em resumo, um incremento substancial em eficiência e eficácia.

Boa parte destas buscas acabam gerando ações concentradas chamadas de reengenharias ourevisões de processo, ou ainda outros nomes similares.

Este tipo de ação realiza mudanças profundas nas organizações pois redesenham seus processos principais a partir da base zero e de forma a criar uma nova organização, teoricamente livre dos problemas anteriores e com isso atingindo a eficiência e eficácia mencionadas anteriormente.

O que também temos observado é que este tipo de ação,quer seja por problemas em seu projeto, quer seja por problemas em sua implementação acabam deixando efeitos colaterais, sequelas e ciacatrizes, muitas vezes seriamente prejudiciais ao desempenho das empresas.

As pressões colocadas sobre tais projetos fazem com que os resultados precisem ser mostrados de maneira imediata e, todo o reprojeto que necessitaria grande aprofundamento, acaba ficando natona. Ou seja, as partes visíveis são totalmente modificadas mas as entranhas não se modificam, exatamente como em uma cirurgia plástica, restando apenas os esfeitos cosméticos. É seriamente questionável a eficácia a longo prazo de processos conduzidos desta maneira.

Apesar das constantes necessidades de mudanças e da necessidade de velocidade como fator de sobrevivência das empresas,entendemos que mudanças em demasia sem resultados a longo prazo acabam fazendo mais mal do que bem.

O resultado que observamos é que as empresas tentam caçar um pato louco com espingarda com o cano torto. Para isso usam chumbo grosso e muita pólvora dando tiros para todos os lados. Alguns resultados acabam aparecendo, mas o custo disso é enorme.

Os problemas mais importantes das empresas precisam deabordagem mais sistemática e de uma visão mais abrangente. É preciso estudar melhor o pato e questionar se a espingarda é a melhor ferramenta de atacá-lo.

As empresas estão mudando sim, mas o esforço empregado acaba gerando mais calor do que resultados efetivos.

A eficácia das mudanças é muito difícil de ser medida. Isto porque as empresas estão imersas em ambientes também mutantes evoláteis e fica muito difícil saber se o os resultados obtidos foram função de ações externas ou internas, mas, se houvesse uma medição genérica, a impressão é de que estaríamos devendo pontos.

A idéia de utilizar o diagnóstico como uma ferramenta do processo decisório para a solução de problemas é que, não importa se a mudança é proposta por uma reengenharia ou por um grupo interno de trabalho, oumesmo por um gerente. O que importa é que a sistematização do entendimento das causas dos problemas fornece os subsídios para uma decisão mais qualificada e, portanto, visando a real solução para os problemas.

O conceito de diagnóstico é bastante perene e duradouro, e portanto não é uma simples moda ou assunto que está sendo publicado nas principais revistas de administração. Ele é uma ferramentaconceitual que deve ser conhecido por qualquer um que é responsável por resolução de problemas e tomadas de decisões.

Dentro deste contexto, o objetivo principal deste trabalho é estudar o processo de diagnóstico de problemas administrativos que possuam relações de causa e efeito e a sua importância para o processo decisório. Ele foi realizado baseado na dissertação de mestrado com o tema "AImportância do Diagnóstico para o Processo Decisório: Um Modelo e seus Fatores Críticos de Sucesso" que foi realizada sob a forma de estudo conceitual, baseado na bibliografia aqui apresentada, em entrevistas com especialistas e consultores e em nossa própria experiência com problemas administrativos.

As conceituações de problema e diagnóstico são exploradas e diferentes pontos de vista...
tracking img