Resenha o oleo de lorenço

288 palavras 2 páginas
MILLER, George. O Óleo de Lorenzo. drama de longa metragem, baseado em fatos reais. 1992.

O filme é uma história verídica, onde o filho Lorenzo de idade entre cinco e oito anos de idade começa a apresentar comportamento diferente do habitual.Os pais recebem inúmeras queixas em relação ao comportamento agressivo do garoto e resolvem levá-lo ao médico, lá descobrem que o garoto sofre de uma doença rara, a Adrenoleucodistrofia (ADL) que afeta o cromossomo X, sendo uma herança ligada ao sexo de caráter recessivo transmitida por mulheres portadoras e que afeta fundamentalmente homens. Lorenzo começa a apresentar sintomas da doença que acaba de deixá-lo surdo, mudo, cego, paralítico entre outros.
Assim, os pais do garoto começam uma busca para entender a doença do filho. Eles se dedicaram a entender a doença e perceberam que mesmo seguindo as recomendações médicas, o mesmo não apresentava melhoras significativas, pelo contrário, estava piorando. Em meios as pesquisas, o casal Odone descobre um óleo que misturava dois tipos de ácidos graxos, oléico e erúcico.
Os pesquisadores não aceitaram as pesquisas, pois afirmavam que esse óleo era tóxico para seres humanos. Mas o casal conseguiu produzir o óleo e notaram que a doença não avançava como anteriormente, que produziu uma certa melhora. Os pais de Lorenzo fundaram o ''Projeto Mielina'', uma fundação que tem como objetivo pesquisar doenças relacionadas as de Lorenzo.
Um drama baseado em fatos reais que nos leva a uma reflexão de certos valores, fazendo-nos pensar sobre as prioridades do ser humano, que traz um conflito entre a vontade dos pais em fazer o filho viver e os interesses financeiros relacionados a ciência, no quais acabam desvirtuando os reais objetivos da ciência, visando somente em obter

Relacionados

  • Resenha do filme o oleo de lorenzo
    897 palavras | 4 páginas
  • Saúde em São Paulo
    89876 palavras | 360 páginas
  • jota
    462187 palavras | 1849 páginas
  • Dissertação Andresa
    71615 palavras | 287 páginas