Resenha o monge e o executivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2002 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO ALTO VALE DO RIO DO PEIXE – UNIARP
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS












FRANSLEINE ZANI SCHENA














RESENHA: O MONGE E O EXECUTIVO – UMA HISTÓRIA SOBRE A ESSÊNCIA DA LIDERANÇA




























FRAIBURGO
2011
FRANSLEINE ZANI SCHENARESENHA: O MONGE E O EXECUTIVO – UMA HISTÓRIA SOBRE A ESSÊNCIA DA LIDERANÇA






Trabalho apresentado à disciplina de Teoria da Administração do curso de Ciências Contábeis, da Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe, Campus de Fraiburgo, 1ª fase, como requisito a obtenção de nota, sob orientação da professora Soeni Yamaguch.FRAIBURGO
2011
1 REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:




HUNTER, James C. O MONGE E O EXECUTIVO: Uma história sobre a essência da liderança. Editora Sextante, Rio de Janeiro, 2004. 139p.






2 CREDÊNCIAIS DO AUTOR




James C. Hunter, é consultor-chefe da empresa J.D. Hunter Associates, LLC, uma empresa estadunidense de consultoriade relações de trabalho e treinamento fundada em 1985. Hunter, além de consultor, tornou-se também instrutor e palestrante, principalmente na área de liderança funcional e organização de grupos comunitários. Atualmente, ele mora em Michigan (EUA) com sua esposa e filha.




3 RESUMO DA OBRA




Este livro traz conceitos importantes que ajudam a melhorar a forma de liderar. Há 7personagens em destaque, o principal é John Daily, um homem de negócios e bem sucedido, é casado e tem dois filhos, porém percebe que em seu trabalho e na sua família está enfrentando dificuldades, e acaba decidindo participar de um retiro em um mosteiro. Onde ele e mais 5 personagens: Lee, um pregador, Greg, um sargento, Tereza uma diretora, Chris uma treinadora e Kim uma enfermeira, iniciam umtrabalho de aprendizagem sobre o que realmente é ser um líder, fazendo-os abrir a mente para algo que vai além do que eles acreditavam que era liderar. Ao chegarem ao mosteiro deparam-se com Leonard Hoffman um ex executivo que abandonou tudo em prol de realização espiritual, tornando-se o monge Simeão.



4 DESCRIÇÃO DA OBRA




Capítulo 1 – As Definições




Habilidade é algoadquirido e influência é saber envolver o pensamento das pessoas. O poder é usado quando é imposto condições, quando as pessoas são forçadas a fazerem algo para atender a sua vontade. Porém, quando se possui autoridade sobre uma pessoa ela fará o que é pedido, porque ninguém a está obrigando, ameaçando, ela está fazendo de boa vontade, sendo resultado de sua influência. A pessoa pode estar num cargode poder e não ter autoridade, ou ter autoridade sobre os outros sem estar numa posição de poder. O poder pode ser vendido e comprado, dado e tomado, muito diferente da autoridade. (pg25 a 27).
Honestidade, confiabilidade, bom exemplo, saber ouvir, compromisso, entre outros, são qualidades que não nascem com o ser humano, são comportamentos, e comportamento é uma escolha. O líder precisaescolher os traços de caráter que precisam ser trabalhados e corrigi-los se necessário. (pg32 a 33).
Liderar é conseguir que as coisas sejam feitas através das pessoas, por isso é importante se preocupar com relacionamentos. Ao notar que em uma empresa a rotatividade de funcionários é grande, é possível pensar que o chefe dessa empresa não dever ser uma pessoa muito agradável de se trabalhar,pois a maioria dos chefes se preocupam com os resultados e não com os relacionamentos, e gera insatisfação entre os empregados. A chave para a liderança é executar as tarefas enquanto se constroem os relacionamentos.
Tudo na vida gera em torno de relacionamentos, e não apenas entre diretores e empregados, engloba tudo, empregados, diretores, clientes, fornecedores. Os clientes querem...
tracking img