Resenha: o homem na sociedade x a sociedade no homem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (871 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
BERGER, Peter L. Perspectivas sociológicas: uma visão humanística. Petrópolis, Vozes, 1995. p. 78-136.

Resenha: O homem na sociedade x A sociedade no homem

Berger aborda a importância dalocalização do “eu” inserido em um contexto social, que se inicia ainda na infância, quando a criança em suas brincadeiras representa papeis sociais – como pai, mãe, etc – porém, sem deixar em momentoalgum de ter a consciência do que é real, e do que é imaginário. O homem se identifica a partir do momento em que ele se localiza no espaço e assim, cria relações repressoras e coercitivas.
Ainserção do homem na sociedade vem acompanhada de regras regidas pelo sistema social, que devem ser respeitadas a fim de se estabelecer uma relação “adequada” naquele meio. O chamado Controle Social – regrasde conduta de uma sociedade – tem a finalidade de evitar o desvio da população de uma conduta social aceitável, utilizando para isso instrumentos tais como: violência física – representada pela forçapolicial, pelo poder de armamento, é utilizada como um mecanismo inibidor, visto que os órgãos oficiais considera seu uso constante impraticável e ineficiente; pressão econômica, pois está ligadadiretamente ao convívio social do indivíduo e até mesmo à sobrevivência deste; persuasão, mecanismo sutil utilizado em ambientes de trabalho, por exemplo, onde há ligação direta e pessoal, gerandoassim um sentimento de lealdade entre as partes. Nele ocorre o ajuste de opiniões para que sejam atendidas as normas grupais; o ridículo e a difamação são instrumentos importantes usados em gruposprimários, onde ocorre a manipulação de uma pessoa por outra com maior conhecimento de determinados fatos; o opróbrio e o ostracismo são, talvez, as formas mais devastadoras de Controle Social, visto queleva o indivíduo ao isolamento.
A hierarquia social é definida de acordo com os níveis de ascendência e subordinação pessoal, e é a partir dela que o Controle Social atua, gerando os níveis de...
tracking img