Resenha - o caso dos exploradores de cavernas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (708 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de Introdução ao Direito – FACE – Prof. Rúbia

O Caso dos Exploradores de Cavernas

RESENHA

Diante da complexa, assombrosa e trágica situação apresentada pelo livro, docaso concreto nele narrado e da lei vigente no condado de Stowfield, CONDENO os réus pela morte de Roger Whetmore. Os motivos que me levaram a tal decisão são os seguintes:

1° - Quem garante que nãoconspiraram contra Roger Whetmore? Foi ele quem propôs a situação e fez a comunicação externa, perguntando da possibilidade de sobrevivência deles se tal ato fosse praticado. Os réus podem tê-lo matadona expectativa de ficarem impunes, falando que ele foi o azarado, já que ele consentiu perante todos quando falou expressamente da hipótese de adotar um expediente tão terrível em nome próprio de dosdemais com o grupo de salvamento. Quem irá provar contra os réus?

2° - Roger Whetmore foi expressamente contrário antes de começar qualquer ato. O juiz Foster disse que, o quê os réus fizeram,realizou-se em cumprimento de um contrato aceito por todos e proposto em primeiro lugar pela própria vítima. Aqui temos um forte indício de que pode ter havido conspiração, pois como disse o juiz“contrato aceito por todos e proposto em primeiro lugar pela própria vítima”. Além disso, Whetmore declarou que desistia do acordo, pois havia refletido e decidido esperar outra semana antes de adotar umexpediente tão terrível e odioso, ou seja, ele renunciou antes dá prática de qualquer ato, foi expressamente contrário e mesmo assim foi coercitivamente levado a cumpri-lo.

3° - De acordo com ofundamento do juiz Keen, os réus não podem alegar Legítima Defesa.
“No que concerne à extensão da legítima defesa, tal como tem sido aplicada por este Tribunal, a situação é clara: ela se aplica aos casos deresistência a uma ameaça agressiva à própria vida de uma pessoa. É, portanto, bastante claro que este caso não se situa no âmbito da exceção, posto que é evidente que Whetmore não fez nenhuma...
tracking img