RESENHA: O CAMINHO PARA UM MUNDO MAIS SUSTENTÁVEL.

Páginas: 18 (4264 palavras) Publicado: 6 de dezembro de 2014
Belford-Roxo
2011
RESENHA: O CAMINHO PARA UM MUNDO MAIS SUSTENTÁVEL.
POR: NICHOLAS STERN
PREFÁCIO DE: ISRAEL KLABIN (Presidente da Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável).



O livro retrata a preocupação com a mudança climática e acúmulo de emissão de gases de efeito estufa, onde um acordo global poderá ser eficiente no sentido de manter os países em um âmbito deresponsabilidade sócio-econômico.
A mudança climática é um fenômeno perverso: os países ricos são responsáveis pela maior parte das emissões realizadas no passado, porém os países em desenvolvimento são afetados mais cedo e de forma mais dura podem ser os causadores no atual momento. Países ricos e pobres necessitam criarem juntos crescimentos de baixo carbono.
Uma síntese desse verdadeiro paradoxoestá à eficiência energética, onde a energia que faz baixo uso de carbono pode ser um poderoso propulsor, sendo duradoura, substancial, dinâmica em aprendizagens e oportunidades globais, fora que esse atrativo é possuidor de valor social e econômico.
Uma transformação na geografia física do mundo também modificaria a geografia humana e seus efeitos para as futuras gerações.
Os países pobres sãoos menos responsáveis pelos estoques existentes de gases de efeito estufa; no entanto as mudanças climáticas os afetarão mais cedo e duramente. Os rápidos crescimentos da China, da Índia e de outros países já os estão tornando emissores importantes. A China já passou a frente dos Estados Unidos como o maior emissor de gases de efeito estufa do mundo. A Indonésia e o Brasil são o terceiro e oquarto maiores emissores, respectivamente, em grande parte como resultado do desmatamento e de incêndios subterrâneos. Os grandes países em desenvolvimento serão essenciais para a elaboração e a construção de uma ação internacional destinada a proteger seu futuro.
Os critérios econômicos para a formação da política deverá ser eficaz para reduzir as emissões necessárias, eficiente para manter oscustos baixos e equidade para reconhecer as diferenças em relação à renda, tecnologia e responsabilidades históricas. Quanto maior o envolvimento coordenado de todos os emissores, mais baratos e equitativos serão as ações e os resultados.
Todos os países terão de reorientar sua economia, tanto para fortalecer a resiliência aos inevitáveis efeitos da mudança climática quanto para reduzir o uso docarbono, a fim de diminuir esses riscos no futuro. Essa é a gestão econômica dos investimentos e do crescimento sob a perspectiva da adaptação e da mitigação.
As mudanças climáticas começam com ações de pessoas terminando tais impactos sobre elas e como tais atividades que são realizadas geram as emissões, pois o planeta não tem como absorvê-las. Anualmente as concentrações do ciclo de carbonoaumentam gradativamente, o que causa uma sensibilidade climática (aquecimento). E são essas mudanças que afetam o meio ambiental, nossas vidas e nossos meios de vida.
O ritmo de crescimento, industrialização e uso de hidrocarbonetos (gerando um forte aumento para o uso desses carbonos em fontes de eletricidade – consumo de energia) se aceleraram e com isso aumentaram as emissões de gases de efeitoestufa.
Quanto mais aumenta a riqueza de um país, maior é a proporção de atividade econômica dedicada ao setor de serviços, que em geral é menos intensivo em emissões do que as indústrias de transformação e extrativa mineral. Entretanto, nos países mais pobres, a participação da indústria manufatureira também aumenta com o declínio da agricultura. As atitudes para com o meio ambiente mudam, assimcomo muda a disposição das pessoas a apoiar tecnologias mais favoráveis ao meio ambiente. Os recursos naturais e a eficiência industrial afetam também a relação entre produção e emissões, bem como suas políticas.
A combinação de intensidade energética da economia e conteúdo de carbono da energia é o que dá termos de pegada de carbono da renda. No futuro, os países hoje considerados “em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • resenha: caminhos para desenvolvimento sustentavel
  • o mundo percorre, de fato, um caminho (in)sustentável
  • Analisar se o mundo percorre, de fato, um caminho (in)sustentável
  • O Caminho Sustentável
  • Mundo sustentavel
  • Tecnologia e inovação para um caminho sustentável
  • Alcançando um mundo mais sustentável
  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: CAMINHOS PARA O

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!