2015428 93453 RESENHA CRITICA modelo

670 palavras 3 páginas
RESENHA CRÍTICA

Resenha Crítica Completa
Dados Gerais
Disciplina
Engenharia e Ética
Professor
Alice Monnerat Erthal Levi
Aluno
Guilherme Cardoso Paiva
Turma
2015-1

Análise do Texto
Data
15/05/2015

Título do Texto
Plataforma por uma economia inclusiva verde e resp.
Autor (es)
Instituto ETHOS
Palavras-Chaves do Texto (no máximo 4 palavras)
Sustentabilidade
Cultura
Contribuição
Responsabilidade
Descrição do Assunto (cerca de 200 palavras)
Diante da preocupação com futuro da humanidade, e por consequência, do futuro do planeta, muito se tem discutido sobre formas de prevenção ou redução de agressões à vida terrestre. A ideia central do texto é de que a resolução da atual crise ecológica ou sustentável não poderá ser concretizada apenas com medidas parciais de conservação ambiental, mas sim através de uma ampla mudança na economia, na cultura e na própria maneira de os homens se relacionarem entre si e com a natureza.

São apresentados no texto fatores estratégicos: valores e inovação. Dentre eles, A maior dificuldade destacada é provavelmente a mudança de cultura, pois envolve a quebra de paradigmas.

Além disso, o objetivo é abrangente e ambicioso: criar uma economia inclusiva, verde. Ou seja, mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de forma socialmente responsável, tornando-as parceiras na construção de uma sociedade sustentável e justa.

Logo, é um texto que convida o leitor a abrir um diálogo com a sociedade em geral no sentido de convencer as pessoas, e principalmente o governo, que tais propostas apresentadas representam uma possibilidade concreta de melhoria na qualidade de vida das sociedades.

Apreciação Crítica da Obra (entre 400 a 1000 palavras)
A proposta do Instituto Ethos em parte é conservacionista pois desejam a maior conservação possível dos ambientes naturais e lutam por ela. Porém, os seus objetivos não se limitam a “defesa da natureza”, penetrando também no questionamento do sistema social como um todo,

Relacionados