RESENHA A REVOÇÃO DOS BICHOS

327 palavras 2 páginas
Resenha "A Revolução dos Bichos"
A revolução dos bichos (1945), do escritor George Orwel, trás uma incrível e simples crítica ao governo Stalinista retratando a história dos animais que criam uma revolução na granja onde vivem, a Granja Solar, com base no sonho em que o porco Major tinha. No sonho todos os animais viviam livres, sem serem explorados pelos humanos e sendo todos iguais. Dias depois Major morre e os porcos, por serem considerados os mais inteligentes, comandam a revolução, mais especificamente Bola-de-Neve e Napoleão. Eles expulsam todos os humanos da granja e tomam a granja para si, e assim nasce o animalismo.

Bola-de-Neve realmente acredita no animalismo e queria o bem de todos os animais, mas Napoleão através de um golpe expulsa Bola-de-Neve da granja e, ainda, consegue convencer a todos os animais da granja de que Bola-de-Neve era um informante dos humanos. Aos poucos Napoleão começa um governo totalitário, forçando-os a trabalhar exaustivamente em um moinho, que segundo ele, seria um beneficio para todos, a dormir no curral, enquanto aos poucos eles migravam para a casa.

George Orwel fez uma brilhante e simples critica a Revolução Russa através dos acontecimentos descritos no livro e assemelhando os animais a pessoas reais. Pode-se perceber Lênin (Major), Trótski (Bola-de-Neve) e Stalin (Napoleão). E vale ressaltar o Corvo Moisés, que poderia muito bem ser a igreja, Moisés falava que após a morte, depois de uma vida de trabalho, encontrariam um Monte de Açúcar, onde era domingo todos os sete dias da semana, os campos sempre floriam e torrões de açúcar cresciam. Enquanto a igreja prometia o paraíso.

O animalismo começa com grandes esperanças e termina com ideias fracassadas, retratando a vida miserável vivida pelo povo russo durante a Revolução Russa. A ideia era todos animais serem iguais "mas alguns são mais iguais que outros.".

Relacionados