Resenha: a parte do olho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (807 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Parte do Olho

O primeiro capítulo do livro “A Imagem”, inicia-se por descrever as concepções atuais da percepção visual. O autor começa sua explicação mostrando os processos de construção daimagem através da visão que é resultado de três operações: ópticas, químicas e nervosas. Na primeira, ele compara a visão com uma câmara obscura onde a luz refletida entra por um orifício e, por meio doprincípio de captura, forma uma imagem na parede do fundo, assim como acontece no olho humano. Na transformação química, a retina está “diante de um gigantesco laboratório de química”, que “trata” aimagem pelo sistema químico retiniano e a transforma numa informação. Já a transformação nervosa, é o ultimo passo, denso e complexo, e a mais importante, mas pouco conhecida por estar sendo estudadarecentemente.
A informação que se chega através da percepção é codificada, capaz de localizar e interpretar algumas regularidades nos fenômenos luminosos que possuem três características:intensidade, comprimento de onda e distribuição no espaço. Nosso sistema visual também é capaz de conjugar as bordas visuais, que é um importante fator junto com a luminosidade.
Os fatores temporais variam osestímulos por sua duração ou produção sucessiva. Em movimento, alteram a informação. E é determinante para a formação do processamento.
O autor cita dois fenômenos luminosos no tempo importantes. Oprimeiro é a adaptação à luz, tanto no claro como no escuro. O segundo são os movimentos oculares, que possuem diversos tipos como os irregulares, que são muito rápidos, os de percepção, que seguemum objeto; os de compensação, que mantém a fixação do olhar mesmo com o movimento do corpo e a deriva, que é um movimento moderado.
Com o tempo foram descobertas dois tipos de células do nervoóptico. As células “permanentes” têm um campo receptor menor e trabalham quando a imagem é nítida. E as “transitórias” têm um campo amplo.
Importante citar que noções de perspectiva linear, gradiente de...
tracking img