Administracao de recursos humanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4935 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 Conceitos básicos e benefícios para as empresas
• Administração estratégica
Para facilitar o entendimento da expressão administração estratégica, são respeitadas duas situações: - apresentar a definição da expressão administração estratégicacomo resultante da definição de suas partes: administração e estratégica; e - apresentar as definições em suas abordagens amplas e respeitando as suas origens na teoria geral da administração.
• Administração e um sistema estruturado e intuitivo que consolida um conjunto de princípios, normase funções para alavancar, harmoniosamente, o processo de planejamento de situações futuras desejadas e seu posterior controle de eficiência e produtividade, bem como a organização e a direção dos recursos empresariais para os resultados esperados, com a minimização de conflitos interpessoais.
• Estratégica. Estratégia e definida como um caminho, ou maneira, ou ação estabelecida e adequada paraalcançar os resultados da empresa, representados por seus objetivos, desafios e metas. Estratégica e a situação em que existe uma identificada, analisada e efetiva interligação entre os fatores externos - não controláveis - e interno-controláveis-da empresa, que visa interagir com as oportunidades e as ameaças ambientais ou externas perante os pontos fortes e fracos internos da empresa.
•Administração estratégica e uma administração do futuro que, de forma estruturada, sistêmica e intuitiva, consolida um conjunto de princípios, normas e funções para alavancar, harmoniosamente, o processo de planejamento da situação futura desejada da empresa como um todo e seu posterior controle perante os fatores ambientais, bem como a organização e a direção dos recursos empresariais de forma otimizadacom a realidade ambiental, com a maximização das relações interpessoais.
Com referencia as tendências de evolução da administração estratégica, podem ser consideradas as seguintes: a) os estudos e as analises das questões estratégicas terão amplitude cada vez maior;b) as questões estratégicas estarão, cada vez mais, interligadas com os outros instrumentos administrativos da empresa. Instrumento administrativo e a metodologia ou técnica estruturada que a teoria geral da administração proporciona para o desenvolvimento do processoadministrativo das empresas e dos negócios. c) a administração estratégica, apesar de trabalhar com questões complexas e abrangentes, se tornara, ao longo do tempo, mais simples e de fácil utilização; d) a administração estratégica estará, cada vez mais, sustentada pelo conhecimento e forma de atuação dos profissionais das empresas;e) a administração estratégica terá, cada vez mais, influencia nas parcerias em seus diversos segmentos-clientes, fornecedores, sindicatos -, tendo em vista objetivos comuns anteriormente negociados.
• Benefícios para as empresas a) modelos degestão cada vez mais simples, flexíveis e sustentados; b) identificação facilitada das capacitações-e incapacitações-dos profissionais das empresas, bem como consolidação de novo perfil de executivos; c) consolidação de postura de atuação empresarial direcionada para as necessidades e expectativas-atuais e...
tracking img