Resenha a moreninha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (270 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA DO LIVRO A MORENINHA
A Literatura Brasileira possui destaque no cenário mundial pela inclusão dos elementos das culturas indígena, africana eeuropeia. Dentro deste contexto, pode-se destacar uma obra:
A Moreninha.
“A Moreninha” marcou o nascimento do gênero “romance” e foi o primeiro desses a atrair aatenção do público. Escrito por Joaquim Manuel de Macedo no século XIX, a história tem como personagens principais Augusto e Carolina. Augusto e seus amigos sãoestudantes
de Medicina, enquanto Carolina é uma menina travessa que tem por atividade preferida pregar peças nos outros. No desenrolar da história, Augusto contaque, quando ainda era
menino, conheceu uma garota na praia e os dois juraram amor eterno através de uma esmeralda e um camafeu. No final do romance descobre-seo óbvio: Augusto e Carolina eram essas crianças que estavam verdadeiramente apaixonadas. Finda-se o livro com o casamento dos protagonistas.
O que chama aatenção do leitor nessa obra é a capacidade do autor em unir romantismo e humor. A narrativa é irônica, mas seu foco principal é a história de amor entre os jovens.O leitor não se cansa até vê-los juntos. A crítica também considerou “A Moreninha”
uma grande obra, pois naquela época, eram os pais que escolhiam os esposospara as filhas. O livro quebrou as barreiras para a modernidade, porque o leitor incorpora, em sua alma, o amor de Augusto e Carolina.

EXTRAÍDO DO SITE:http://www.c7s.com.br/acade7/resenha-livro-%E2%80%9Ca-moreninha%E2%80%9D/

POR: Resenha Crítica de Andressa Rocha Muniz membro da ACADE7.
1º ano do Ensino Médio.
tracking img